05 de May de 2014 em Fortaleza
Rede cicloviária de Fortaleza é discutida com sociedade civil e movimentos ciclistas
Na ocasião, foi sugerida a ampliação da rede preliminar do PDCI, agora com 504Km de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas
A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf) reuniu-se na tarde da última quarta-feira (30/04) com movimentos que incentivam o uso da bicicleta e sociedade civil para apresentação do Plano Diretor Cicloviário Integrado (PDCI) de Fortaleza. O encontro aconteceu na sede da Seinf, onde foi apresentada a nova proposta da rede cicloviária resultante das sugestões enviadas pela sociedade.
Na ocasião, foi sugerida a ampliação da rede preliminar do PDCI, agora com 504Km de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas. Além disso, foram abordados os critérios de implantação, a metodologia aplicada, a tipologia e o conceito das vias do sistema cicloviário. Foram discutidas também as melhorias em relação aos pontos de acidentes e as possibilidades de implantação do sistema nas vias.
Para a engenheira de transportes do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor), Sueli Rodrigues, a rede foi ampliada para que tivesse um maior detalhamento de pontos considerados pertinentes. “Vimos e melhoramos a integração da rede com os polos geradores, com o transporte público e trouxemos uma maior ramificação de atendimento dentro dos bairros, facilitando a chegada dos usuários nas vias estruturantes” pontuou.
A primeira fase de elaboração do PDCI foi apresentada no dia 20 de fevereiro, reunindo representantes da sociedade civil e imprensa. O plano esteve aberto para consulta popular até o último dia 15 de março, podendo ser consultado na sede da Seinf/Transfor, por meio da fanpage da secretaria ou pela Ouvidoria da Seinf. Ao todo foram recebidas seis sugestões, que formularam um total de 74 propostas concretas. Houve um aproveitamento de 71% das propostas relacionadas com a rede. “Consideramos boa parte das sugestões que nos foram enviadas e achamos que essa integração entre a sociedade e Prefeitura é importante para o melhoramento da rede cicloviária” disse Sueli.
Estiveram presentes na reunião a engenheira de transportes do Transfor, Sueli Rodrigues, o técnico do Plano de Ações Imediatas em Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT), Gustavo Pinheiro, e os técnicos da TECTRAN-IDOM, Francesc Arechavala, Janaina Amorim e Luiza Maciel.
PDCI
O Plano Diretor Cicloviário Integrado (PDCI), que teve início em agosto de 2013, propõe a realização de diagnóstico para conhecimento das necessidades e potencialidades cicloviárias da cidade. O plano faz parte do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor), com o consórcio TECTRAN-IDOM, e têm previsão de conclusão para julho de 2014. Estão previstos, ao todo, 504 km da rede preliminar, contemplando ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas, dos quais 46,5km já estão previstos nos corredores de transporte do Transfor, além de 15 km de uma ciclovia piloto.
Os cinco objetivos fundamentais do PDCI são: Plano de Implantação de Ciclovias; programa de gestão; elaboração de minuta de Projeto de Lei para envio à Câmara Municipal; projeto funcional de todo o sistema integrado; e projeto executivo para implantação prioritária para as principais microrredes de ciclorrotas
Mais que fomentar o uso da bicicleta como um modo de transporte cotidiano, o PDCI tem como objetivo incentivar uma mobilidade mais sustentável com a redução de carbono, garantindo a segurança das bicicletas e pedestres nos espaços onde compartilhem vias e, assim, favorecer a intermobilidade entre o transporte público, bicicleta e pedestres.
Rede cicloviária de Fortaleza é discutida com sociedade civil e movimentos ciclistas
Na ocasião, foi sugerida a ampliação da rede preliminar do PDCI, agora com 504Km de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas
A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf) reuniu-se na tarde da última quarta-feira (30/04) com movimentos que incentivam o uso da bicicleta e sociedade civil para apresentação do Plano Diretor Cicloviário Integrado (PDCI) de Fortaleza. O encontro aconteceu na sede da Seinf, onde foi apresentada a nova proposta da rede cicloviária resultante das sugestões enviadas pela sociedade.
Na ocasião, foi sugerida a ampliação da rede preliminar do PDCI, agora com 504Km de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas. Além disso, foram abordados os critérios de implantação, a metodologia aplicada, a tipologia e o conceito das vias do sistema cicloviário. Foram discutidas também as melhorias em relação aos pontos de acidentes e as possibilidades de implantação do sistema nas vias.
Para a engenheira de transportes do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor), Sueli Rodrigues, a rede foi ampliada para que tivesse um maior detalhamento de pontos considerados pertinentes. “Vimos e melhoramos a integração da rede com os polos geradores, com o transporte público e trouxemos uma maior ramificação de atendimento dentro dos bairros, facilitando a chegada dos usuários nas vias estruturantes” pontuou.
A primeira fase de elaboração do PDCI foi apresentada no dia 20 de fevereiro, reunindo representantes da sociedade civil e imprensa. O plano esteve aberto para consulta popular até o último dia 15 de março, podendo ser consultado na sede da Seinf/Transfor, por meio da fanpage da secretaria ou pela Ouvidoria da Seinf. Ao todo foram recebidas seis sugestões, que formularam um total de 74 propostas concretas. Houve um aproveitamento de 71% das propostas relacionadas com a rede. “Consideramos boa parte das sugestões que nos foram enviadas e achamos que essa integração entre a sociedade e Prefeitura é importante para o melhoramento da rede cicloviária” disse Sueli.
Estiveram presentes na reunião a engenheira de transportes do Transfor, Sueli Rodrigues, o técnico do Plano de Ações Imediatas em Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT), Gustavo Pinheiro, e os técnicos da TECTRAN-IDOM, Francesc Arechavala, Janaina Amorim e Luiza Maciel.
PDCI
O Plano Diretor Cicloviário Integrado (PDCI), que teve início em agosto de 2013, propõe a realização de diagnóstico para conhecimento das necessidades e potencialidades cicloviárias da cidade. O plano faz parte do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor), com o consórcio TECTRAN-IDOM, e têm previsão de conclusão para julho de 2014. Estão previstos, ao todo, 504 km da rede preliminar, contemplando ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas, dos quais 46,5km já estão previstos nos corredores de transporte do Transfor, além de 15 km de uma ciclovia piloto.
Os cinco objetivos fundamentais do PDCI são: Plano de Implantação de Ciclovias; programa de gestão; elaboração de minuta de Projeto de Lei para envio à Câmara Municipal; projeto funcional de todo o sistema integrado; e projeto executivo para implantação prioritária para as principais microrredes de ciclorrotas
Mais que fomentar o uso da bicicleta como um modo de transporte cotidiano, o PDCI tem como objetivo incentivar uma mobilidade mais sustentável com a redução de carbono, garantindo a segurança das bicicletas e pedestres nos espaços onde compartilhem vias e, assim, favorecer a intermobilidade entre o transporte público, bicicleta e pedestres.