Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), o Cuca Ambiental, programa de sustentabilidade da Rede Cuca, realiza uma série de atividades durante o mês em diversos espaços de Fortaleza. Para abrir as celebrações, nesta quarta-feira (05/06), às 15h, será inaugurado o novo viveiro de mudas da Rede Cuca, localizado no Cuca Mondubim. A Rede Cuca é uma política pública da Prefeitura de Fortaleza, executada pela Secretaria Municipal da Juventude.
O novo viveiro passou por uma reforma e ganhou uma estufa, que terá capacidade estimada de produzir 2 mil mudas mensais (24 mil por ano). As mudas serão usadas para as atividades de educação ambiental realizadas pelos jovens educadores da Rede Cuca. O espaço também vai contar com uma composteira, para produzir adubo orgânico, essencial para produção das mudas a partir dos resíduos vegetais/orgânicos.
"Nossa proposta é que esse viveiro seja, em especial, para produção de mudas florestais de espécies nativas, frutíferas, mudas de leguminosas para doação, assim, se torne um espaço de contribuição para combater a insegurança alimentar”, explica Clarice Araújo, gerente do Cuca Ambiental.
Programação geral
A celebração se estende ao longo do mês de junho, com ações como De Boa na Lagoa, que promoverá ações de limpeza e plantio de árvores nativas em diversas lagoas de Fortaleza. A iniciativa será realizada às quintas-feiras, nas lagoas do Mondubim (06/06), Opaia (13/06), Messejana (20/06) e Parangaba (27/06).
No sábado (08/06), em comemoração ao Dia Mundial dos Oceanos, ocorrerá a Operação Praia Limpa, com uma grande limpeza de toda a orla da Capital, ação realizada pelo Movimento Fortaleza Limpa. O Cuca Ambiental ficará responsável pela limpeza da Praia do Crush, na Praia de Iracema, com encontro no Centro Cultural Belchior.
Juventude e meio ambiente
O Cuca Ambiental é o programa de Meio Ambiente da Rede Cuca, lançado em 2021, que atua para engajar a juventude de Fortaleza nas pautas socioambientais por meio de projetos e campanhas, utilizando a educação ambiental como ferramenta. O desenvolvimento de atividades educativas visa à formação socioambiental dos jovens para atuarem como monitores e voluntários. Entre as ações desenvolvidas, destacam-se desde a limpeza de praias na orla da cidade com o recolhimento de resíduos e plantação de espécies nativas da orla.
Entre 2023 e 2024, o Cuca Ambiental organizou 239 atividades, envolvendo jovens que sensibilizaram um total de 10.411 pessoas. Atualmente, o programa conta com 15 bolsistas dedicados às atividades por meio do projeto de bolsas da Rede Cuca, Programa Futuros.
Além do Cuca Ambiental, o projeto Juventude no Parque, realizado pela Secretaria Municipal de Juventude e pela Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente, em colaboração com o Instituto de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (IC), busca conscientizar os jovens sobre o meio ambiente, envolvendo-os na preservação e promoção dos microparques da cidade como monitores e articuladores desses espaços.
Os programas também se unem ao Fortaleza Limpa para desempenhar um papel fundamental na promoção da educação ambiental. As atividades desenvolvidas buscam atingir novos públicos para além das juventudes, visando pontos estratégicos da cidade com a conscientização dos frequentadores de feiras, centros comerciais e polos gastronômicos sobre os benefícios da coleta seletiva e do descarte adequado de resíduos incentivando a participação ativa de todos no movimento de sustentabilidade urbana.
Confira a programação
Dia Mundial do Meio Ambiente - Inauguração do viveiro Cuca Ambiental
Data: 05/06 (quarta-feira)
Horário: 15h
Local: Cuca Mondubim
De boa na Lagoa - Limpeza e plantio de árvores nativas em Lagoas de Fortaleza
Horário: 8h às 11h
Datas e locais:
06/06 - Lagoa do Mondubim
13/06 - Lagoa do Opaia
20/06 - Lagoa da Messejana
27/06 - Lagoa da Parangaba
Dia Mundial dos Oceanos / Operação Praia Limpa
Data: 08/06 (sábado)
Horário: 7h às 10h
Local: Praia dos Crush, encontro no Centro Cultural Belchior