A Prefeitura de Fortaleza realiza, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), o 3º Seminário Municipal em Diversidade e Inclusão Escolar: Diálogos para a redução das desigualdades. A agenda ocorrerá na segunda e terça-feira (24 e 25/06), no Centro de Eventos do Ceará, e reunirá cerca de 4 mil profissionais que integram o sistema escolar municipal, entre professores, assistentes, coordenadores pedagógicos, orientadores, profissionais de apoio e diretores.
A terceira edição do seminário contará com a participação de estudiosos da área da educação inclusiva e diversidade, em palestras, mesas temáticas, relatos, além de experiências sensoriais e apresentações culturais.
Inscrições abertas
Para participar do evento, os profissionais da Rede de Ensino devem se inscrever gratuitamente por formulário eletrônico. Vale ressaltar que cada participante deverá escolher um dia, selecionando uma temática entre os diálogos disponíveis. A gestão escolar deverá incentivar a participação dos professores lotados em cada unidade de ensino, priorizando os que estiverem em planejamento.
Programação
Na parte da manhã, a programação iniciará com a palestra magna ministrada por Carla Akotirene, mestra e doutora em Estudos Feministas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Nos dois dias de evento, Carla irá falar sobre “Interseccionalidade, educação e redução das desigualdades”. No período da tarde, no palco principal, a professora da Rede Municipal Sue Ellen Franklin palestrará sobre "Inclusão e representatividade na Educação Infantil: relatos de uma professora sobre rodas".
De forma paralela, haverá uma série de diálogos em salas temáticas sobre assuntos que foram sugeridos por professores. Os diálogos serão mediados por educadores da Rede com expertise na área da inclusão e diversidade e convidados. Outra atividade do evento serão as mesas de relatos com histórias de resiliência e superação com professores, diretores, familiares e estudantes.
“O seminário tem o intuito de proporcionar à comunidade escolar momentos de reflexão visando ampliar a compreensão do ambiente escolar como espaço marcado pela pluralidade, fortalecendo o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas, atentas às necessidades de todos os nossos estudantes”, reforça a coordenadora de Diversidade e Inclusão, Mônica Costa.
Veja a programação completa
Inclusão na Rede Municipal
A Rede de Ensino oferece aos alunos com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com Altas Habilidades/Superdotação o pleno acesso à educação no âmbito da escola comum. Neste contexto, a Prefeitura organiza diferentes ações que englobam a implementação e a oferta de serviços para a Educação Inclusiva. Atualmente, de acordo com dados do Censo Escolar 2023, Fortaleza é a 3ª capital do Brasil e 1ª do Norte e Nordeste em matrículas na Educação Inclusiva.
Atendimento Educacional Especializado
Os estudantes matriculados contam com Atendimento Educacional Especializado (AEE) no contraturno escolar, seja nas 309 Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), em instituições conveniadas ou por meio de práticas pedagógicas inclusivas em sala de aula comum. A Rede Municipal dispõe, também, de 715 profissionais de apoio escolar e 1189 assistentes de inclusão escolar que realizam acompanhamento desses estudantes. Além disso, possui convênio com sete instituições para a oferta do AEE.
Serviço
3º Seminário Municipal em Diversidade e Inclusão Escolar: diálogos para a redução das desigualdades
Data: 24 e 25/06 (segunda e terça-feira)
Horário: 8h às 17h
Local: Centro de Eventos do Ceará (Av. Washington Soares, 999 - Edson Queiroz)
Formulário de inscrições (exclusivo para trabalhadores da educação municipal de Fortaleza)