15 de July de 2014 em Mobilidade

Reestruturação de linhas de ônibus e vans começa a funcionar em Fortaleza

A mudança, que foi iniciada nesta segunda-feira (14/7), acontece em nove linhas de transporte público


Agora as vans passam a operar em linhas alimentadoras, o que permite que também realizem integrações dentro dos Terminais (Foto: Queiroz Netto)

A reestruturação do Sistema Integrado de Transporte de Fortaleza (SIT-FOR) já começou a funcionar, desde a última segunda-feira (14/7), em nove linhas de transporte público da cidade, diminuindo o tempo de espera dos usuários em até 50%. A ação integra o Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (PAITT), promovendo a unificação do sistema regular (ônibus) com o complementar (vans). Agora as vans passam a operar em linhas alimentadoras, o que permite que também realizem integrações dentro dos Terminais.

As linhas de baixa demanda social passaram a circular com microônibus (vans), mas tiveram a frota ampliada. Foi o caso da linha 243 (Parque Universitários/Antônio Bezerra), que operava com três ônibus e passou a funcionar com cinco vans, diminuindo o tempo médio de espera em 42%, para apenas sete minutos. De acordo com o coordenador do Terminal Antônio Bezerra, Carlos Alberto Silva, os usuários já se habituaram melhor à mudança nesta terça-feira (15/7), segundo dia da operação. “A parada e o itinerário continuam os mesmos, o que mudou foi o tipo de equipamento e os horários que os veículos passam. Agora são mais horários e os passageiros esperam menos”, disse.

Os passageiros já sentiram o impacto da mudança. O pintor Francisco José Nascimento utiliza a linha 243 diariamente para ir ao Parque Universitários. “Melhora muito, porque a van vem mais rápido. Ontem eu fui e voltei sentado, já senti a diferença. Se for do mesmo jeito sempre vai ser uma maravilha”, apontou.  Já o marceneiro José Alves ia para o Pici, utilizando a linha pela segunda vez no dia. “A van chegou na hora. Espero que essa mudança faça com que as coisas melhorem, porque o número de ônibus estava insuficiente mesmo”.

Para o motorista de uma das vans da linha, Fábio Pontes, a lotação dos veículos tinha melhorado durante esta manhã. “Ontem a demanda foi maior nas últimas três paradas, pois os passageiros ainda estão se acostumando com os horários. Mas a tendência é melhorar”, afirmou. Os passageiros devem ficar atentos ao número e nome da linha e não mais ao tipo de veículo. Eles são informados sobre as alterações por meio de cartazes nos coletivos, distribuição de panfletos e informativos nos sites e redes sociais da Prefeitura e da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).
 
Antônio Ferreira, presidente da Etufor, acompanhou a remodelagem do sistema na segunda-feira, no Terminal da Integração Lagoa na linha da Barra Ceará/Cais do porto. “A nossa avaliação foi muito boa para o primeiro dia. Vários usuários elogiaram a mudança, pois o tempo de espera pelo transporte diminuiu”, disse. Ele explicou que também houve solicitações pelo reforço da oferta, que serão avaliadas pela Etufor. “Os usuários também se sentiram mais confortáveis, pois os chassis dos microônibus são os mesmos utilizados por transportes empresariais”. A quantidade de assentos nas vans aumentou para 16 e cada veículo tem capacidade para 40 passageiros.  

ALTERAÇÃO POR LINHA

711 - Barra do Ceará/Cais do Porto

Operava com 10 vans e ofertava 400 lugares

Agora opera com 14 ônibus, com oferta de 1120 lugares

324 - Cj Ceará/1ª Etapa (passa pelo terminal Conjunto Ceará)

Operava com 2 ônibus e tempo de espera de 14 minutos

Agora opera com 4 vans, com tempo de espera de 7 minutos (redução da espera em 50%)

367 - Cj. Ceará / Bom Jardim SP1 (passa pelo terminal Conjunto Ceará)

368 - Cj. Ceará / Bom Jardim SP2 (passa pelo terminal Conjunto Ceará)

Operava com 3 ônibus e tempo de espera de 16 minutos

Agora opera com 6 vans, com tempo de espera de 8 minutos (redução da espera em 50%)

394 - Parque Universitários/Lagoa I (passa pelo terminal Lagoa)

396 - Parque Universitários/Lagoa II (passa pelo terminal Lagoa)

Operava com 2 ônibus e tempo de espera de 20 minutos

Agora opera com 3 vans, com tempo de espera de 13 minutos (redução da espera em 35%)

318 - Av. Lineu Machado SP1 (passa pelo terminal Lagoa)

348 - Av. Lineu Machado SP2 (passa pelo terminal Lagoa)

Operava com 3 ônibus e tempo de espera de 12 minutos

Agora opera com 4 vans, com tempo de espera de 9 minutos (redução da espera em 25%)

243 - Parque Universitários / Antônio Bezerra (passa pelo terminal Antônio Bezerra)

Operava com 3 ônibus e tempo de espera de 12 minutos

Agora opera com 5 vans, com tempo de espera de 7 minutos (redução da espera em 42%)


 

Reestruturação de linhas de ônibus e vans começa a funcionar em Fortaleza

A mudança, que foi iniciada nesta segunda-feira (14/7), acontece em nove linhas de transporte público

Agora as vans passam a operar em linhas alimentadoras, o que permite que também realizem integrações dentro dos Terminais (Foto: Queiroz Netto)

A reestruturação do Sistema Integrado de Transporte de Fortaleza (SIT-FOR) já começou a funcionar, desde a última segunda-feira (14/7), em nove linhas de transporte público da cidade, diminuindo o tempo de espera dos usuários em até 50%. A ação integra o Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (PAITT), promovendo a unificação do sistema regular (ônibus) com o complementar (vans). Agora as vans passam a operar em linhas alimentadoras, o que permite que também realizem integrações dentro dos Terminais.

As linhas de baixa demanda social passaram a circular com microônibus (vans), mas tiveram a frota ampliada. Foi o caso da linha 243 (Parque Universitários/Antônio Bezerra), que operava com três ônibus e passou a funcionar com cinco vans, diminuindo o tempo médio de espera em 42%, para apenas sete minutos. De acordo com o coordenador do Terminal Antônio Bezerra, Carlos Alberto Silva, os usuários já se habituaram melhor à mudança nesta terça-feira (15/7), segundo dia da operação. “A parada e o itinerário continuam os mesmos, o que mudou foi o tipo de equipamento e os horários que os veículos passam. Agora são mais horários e os passageiros esperam menos”, disse.

Os passageiros já sentiram o impacto da mudança. O pintor Francisco José Nascimento utiliza a linha 243 diariamente para ir ao Parque Universitários. “Melhora muito, porque a van vem mais rápido. Ontem eu fui e voltei sentado, já senti a diferença. Se for do mesmo jeito sempre vai ser uma maravilha”, apontou.  Já o marceneiro José Alves ia para o Pici, utilizando a linha pela segunda vez no dia. “A van chegou na hora. Espero que essa mudança faça com que as coisas melhorem, porque o número de ônibus estava insuficiente mesmo”.

Para o motorista de uma das vans da linha, Fábio Pontes, a lotação dos veículos tinha melhorado durante esta manhã. “Ontem a demanda foi maior nas últimas três paradas, pois os passageiros ainda estão se acostumando com os horários. Mas a tendência é melhorar”, afirmou. Os passageiros devem ficar atentos ao número e nome da linha e não mais ao tipo de veículo. Eles são informados sobre as alterações por meio de cartazes nos coletivos, distribuição de panfletos e informativos nos sites e redes sociais da Prefeitura e da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).
 
Antônio Ferreira, presidente da Etufor, acompanhou a remodelagem do sistema na segunda-feira, no Terminal da Integração Lagoa na linha da Barra Ceará/Cais do porto. “A nossa avaliação foi muito boa para o primeiro dia. Vários usuários elogiaram a mudança, pois o tempo de espera pelo transporte diminuiu”, disse. Ele explicou que também houve solicitações pelo reforço da oferta, que serão avaliadas pela Etufor. “Os usuários também se sentiram mais confortáveis, pois os chassis dos microônibus são os mesmos utilizados por transportes empresariais”. A quantidade de assentos nas vans aumentou para 16 e cada veículo tem capacidade para 40 passageiros.  

ALTERAÇÃO POR LINHA

711 - Barra do Ceará/Cais do Porto

Operava com 10 vans e ofertava 400 lugares

Agora opera com 14 ônibus, com oferta de 1120 lugares

324 - Cj Ceará/1ª Etapa (passa pelo terminal Conjunto Ceará)

Operava com 2 ônibus e tempo de espera de 14 minutos

Agora opera com 4 vans, com tempo de espera de 7 minutos (redução da espera em 50%)

367 - Cj. Ceará / Bom Jardim SP1 (passa pelo terminal Conjunto Ceará)

368 - Cj. Ceará / Bom Jardim SP2 (passa pelo terminal Conjunto Ceará)

Operava com 3 ônibus e tempo de espera de 16 minutos

Agora opera com 6 vans, com tempo de espera de 8 minutos (redução da espera em 50%)

394 - Parque Universitários/Lagoa I (passa pelo terminal Lagoa)

396 - Parque Universitários/Lagoa II (passa pelo terminal Lagoa)

Operava com 2 ônibus e tempo de espera de 20 minutos

Agora opera com 3 vans, com tempo de espera de 13 minutos (redução da espera em 35%)

318 - Av. Lineu Machado SP1 (passa pelo terminal Lagoa)

348 - Av. Lineu Machado SP2 (passa pelo terminal Lagoa)

Operava com 3 ônibus e tempo de espera de 12 minutos

Agora opera com 4 vans, com tempo de espera de 9 minutos (redução da espera em 25%)

243 - Parque Universitários / Antônio Bezerra (passa pelo terminal Antônio Bezerra)

Operava com 3 ônibus e tempo de espera de 12 minutos

Agora opera com 5 vans, com tempo de espera de 7 minutos (redução da espera em 42%)