A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Executiva Regional 10, realizou, na manhã desta quarta-feira (06/12), uma ação integrada de serviços no entorno da Lagoa da Libânia, no bairro Mondubim. A iniciativa teve como objetivo facilitar o acesso e aproximar a população dos serviços oferecidos pela gestão municipal.
Durante a ação, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) disponibilizou os serviços de aferição de pressão arterial e de glicemia e vacinação contra a Covid-19, além da aplicação de vacina antirrábica em cães e gatos. Equipes do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Mondubim também realizaram atualizações e orientações sobre o Cadastro Único.
A iniciativa também contou com a participação de servidores da Regional 10 que tiraram dúvidas da comunidade sobre programas habitacionais (Habitafor), inscrição em programa sociais e os serviços oferecidos pela gestão municipal. Além disso, a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE) ofertou atendimento aos trabalhadores, inscrições em cursos de qualificação profissional e consultorias.
Comodidade e serviços na porta de casa
O secretário da Regional 10, Ubiratan Teixeira, destaca a importância da ação para a população. “A comunidade pediu que trouxéssemos os movimentos sociais para cá e nós trouxemos um combo de serviços para que a população não precise se deslocar até à sede de cada secretaria. Tudo isso movimenta a comunidade e leva à população mais carente de Fortaleza os serviços que a Prefeitura oferece”, enfatiza.
A Regional 10, em parceria com a Ecofor Ambiental, realizou a revitalização de um ponto de lixo, plantio de mudas, pinturas educativas e distribuição de panfletos com informações sobre descarte correto de lixo. O local também recebeu intervenções de zeladoria, com serviços de capina, varrição e recolhimento de resíduos.
Moradora do bairro há 14 anos, Andreia Moura, comemora a realização da ação integrada de serviços. “Eu estou à frente dessa luta, sempre buscando a Regional e tentando trazer o foco para cá. Essa ação aqui ajuda demais, porque, muitas vezes, os moradores não têm condições de irem até um determinado local para tirar um documento, vacinar o seu animal ou fazer um cadastro. Hoje, tudo isso está sendo feito aqui, ao lado da nossa casa”, pontua.