A primeira reunião do secretariado da Prefeitura de Fortaleza foi encerrada neste sábado (18/05) com um debate sobre os processos de comunicação integrada, de forma intersetorial, entre as diversas pastas da Gestão para promover melhor diálogo entre ações da Prefeitura e a população. “Hoje, discutimos como podemos nos comunicar melhor com a sociedade, nos aproximar mais dela por meio das lideranças, mas também de uma linguagem que possa responder expectativas e necessidades. Isso vai permitir que que possamos trabalhar melhor nossas decisões e nos comunicar de acordo com que fortalezenses precisam”, afirmou o prefeito Roberto Cláudio, que comandou o encontro ocorrido no Teatro São José.
Com o enfoque no desenvolvimento das interações de comunicação entre as diversas secretarias para a promoção de atividades uníssonas, a reunião contou com a palestra Legado da Gestão, ministrada por Fabner Utida, consultor de comunicação. Ele compartilhou os desafios enfrentados para comunicar ações frente a um mundo dinâmico e multifacetado. Foi destacada a importância do encontro entre a linguagem da instituição e seus diversos públicos, respostas aos anseios da sociedade por meio de clareza de ações intersetorializadas, que mesclam conceitos e linguagem que possibilitam a aproximação entre fortalezenses e a Prefeitura.
Logo após, foi feita divisão dos presentes em grupos temáticos mistos, com representantes da diversas pastas do Governo, para discutir as possibilidades de comunicar os feitos institucionais de forma compartilhada, alinhadas às atividades inter relacionadas, contribuindo com um projeto de uma cidade melhor para todos e que dialoga com seus cidadãos.
Sobre os desafios dessa nova abordagem comunicacional, Manuela Nogueira, secretária da Infraestrutura, contou que o intuito é aproximar todos. “O momento mostrou um pouco desse desafio da visão do todo, da importância de comunicar que as atividades das diversas secretarias influenciam umas às outras, mediante o grande volume delas e que temos que e deixar claro aos nossos colaboradores e fortalezenses o que desejamos alcançar”, declarou.
Júlio Brizzi, coordenador da Juventude, comentou que a forma de apresentar os resultados obtidos faz toda a diferença para a construção de uma Cidade melhor. “Temos que saber como comunicar à população, sendo uma das missões do nosso trabalho não só fazer. Temos que explicar o que é, para que serve, porque surgiu, estimular os processos de comunicação para que todos possam participar”, completou.
O encontro teve como objetivo a melhoria da comunicação entre as diversas esferas da Prefeitura, seus gestores e fortalezenses possibilitando o debater de pontos centrais no desenvolvimento da Capital, para que possam ser corrigidos problemas existentes, melhoradas ações e estimulados os pontos positivos, fazendo com que, até 2020, Fortaleza possa ser, cada vez mais, a cidade de todos.