O prefeito José Sarto entregou, nesta quinta-feira (07/07), a requalificação da Areninha do Campo do América, no bairro Meireles. Além da conclusão da reforma do equipamento, o gestor também assinou ordem de serviço para manutenção de outros 14 equipamentos do gênero na Capital. O pacote de reformas prevê um investimento de cerca de R$ 2 milhões.
Pioneiro entre as Areninhas, o Campo do América recebeu obras de manutenção e restauro pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), que tiveram início em abril. O equipamento teve a substituição de toda a grama sintética e o campo ainda recebeu areia, borracha granulada, escovação e sinalização, serviços que melhoram a vida útil do equipamento esportivo. Esta foi a primeira vez que o equipamento recebeu novo gramado, desde a sua inauguração, em 2014.
“O Campo do América possui um sentimento todo especial e exclusivo, pois é a primeira Areninha idealizada e que mostrou ser uma política de sucesso, tanto que essa ideia está se estendendo não apenas em Fortaleza, mas no interior do Ceará, que já tem mais de 300 Areninhas e também no Brasil todo. Essa requalificação é fundamental para manter o lazer, para a garotada se divertir. Com o novo pacote, vamos requalificar e entregar as Areninhas novinhas para as comunidades”, afirmou Sarto.
As obras se iniciam pelas areninhas Granja Portugal (SER 5), Aracapé I (SER 10) e Sítio São João (SER 9). Além destas, os outros equipamentos que receberão as melhorias em sua estrutura estão distribuídos nas demais regionais de Fortaleza, nos bairros: Pirambu, Campo do Pici, Rodolfo Teófilo, Conjunto Ceará, Barroso, José Walter, Parque Dois Irmãos, Planalto Ayrton Senna, Vila União, Barra do Ceará e Praia do Futuro.
Para o titular da Seinf, Samuel Dias, o Campo do América é o exemplo de como as reformas são importantes e não somente para o equipamento, mas para impactar na vida das pessoas. “Depois de mais de 100 areninhas distribuídas pela cidade, voltamos para a primeira, que inspirou o programa que mais fez sucesso nos últimos anos. Hoje trazemos uma estrutura nova, um novo campo e com o entorno requalificado e uma grama de excelente qualidade”, declarou.
Moradora do entorno e mãe do Davi, de 9 anos, Sheila Oliveira da Costa viu nascer a primeira Areninha de Fortaleza e afirma que o equipamento mudou a vida da comunidade. "A Areninha fez bastante diferença porque, antes disso, as crianças não tinham onde brincar, não tinha onde fazer as atividades. Eu percebo que as crianças permanecem numa atividade esportiva e saem do lugar de risco, da criminalidade. A iluminação que antes era escura, melhorou também, tem mais policiamento, aí a população frequenta mais o espaço. A reforma foi aprovada! Outra realidade, eu olho assim pra tudo, e acho que ficou muito legal”, relatou.