Os foliões seguiram animados com a continuidade da programação do Ciclo Carnavalesco 2020 nesta segunda-feira (24/02). A festa, realizada pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de cultura (Secultfor), contou com atrações diversas em oito polos oficiais que lotaram as ruas da Cidade
O grupo BaianaSystem foi o grande destaque do quarto dia do Carnaval de Fortaleza no Aterrinho da Praia de Iracema, palco principal da folia na Capital. O grupo apresentou novos trabalhos e grandes sucessos com a turnê “Sulmericano Show”, com melodias de guitarra, beats eletrônicos, percussão marcante e letras fortes com mensagens diretas, próprias do espírito dos soundsystems.
“Os shows em Fortaleza têm sido impressionantes por conta do público daqui, a gente sente isso de maneira bem forte. Carnaval é uma festa que define o ano do Baiana”, disse Beto Barreto, guitarrista do BaianaSystem.
De acordo com secretário municipal de Cultura, Gilvan Paiva, o Ciclo Carnavalesco 2020 é um sucesso absoluto. “A gente reuniu multidões em todos os polos, dos desfiles ao carnaval infantil, todos os locais já começaram com uma temperatura elevada e as pessoas mobilizadas pela folia. A gente encontrou um formato que associou a presença dos artistas locais a grandes artistas nacionais”, destacou.
Yasmin Salvador faz parte do coletivo Travestidas e estava curtindo as atrações da noite de segunda-feira na Praia de Iracema. Para ela, a cada ano que passa, o Carnaval de Fortaleza vem crescendo não só em tamanho, mas também na inclusão. “O Carnaval está tendo uma força absurda. Muita gente vem de fora para cá para curtir. Isso é incrível”, disse.
No Aterrinho, além do BaianaSystem, apresentaram-se logo antes os Camaleões Selvagens, projeto especial da banda de rock fortalezense Selvagens à Procura de Lei com a escola de percussão Camaleões do Vila; bem como Pedro Falcão e Sertônica, a banda Dubaile e os DJs do Bloco do Vinil.
Benfica e Mocinha
No tradicional polo do Benfica, a programação começou ao meio-dia e seguiu até as 22h. Os foliões vibraram com o Hospício Cultural, Ercília Lima, Luxo da Aldeia, Lídia Maria e o Bloco do Prazer, Os Alfazemas e Maracatu Solar e a Orquestra Solar de Tambores.
Leonardo Sousa, acompanhado da esposa Cristiana e da filha Mariana, de 3 anos, foi, pelo segundo dia seguido, curtir as atrações do Benfica. “O clima é muito tranquilo, trouxe a minha filha para brincar aqui por ser um horário mais cedo e as atrações são muito boas. Estou satisfeito com a organização do evento. Amanhã estarei aqui de novo”, contou.
O vocalista da banda Os Alfazemas, Adriano Uchôa, destacou que a banda já participa há 8 anos da programação da Cidade. “Para mim, são os melhores shows do ano, os melhores encontros que a gente tem. No Benfica eu acredito que seja o show mais cheio de energia e onde a gente tem uma identificação maior com o público”, comentou.
Já no polo da Mocinha, os foliões aproveitaram o Bloco Num Ispaia Sinão Ienche, das 18h às 22h. Os amigos Caio Lucas e Werdiley de Araújo foram com um grupo para curtir o clima carnavalesco. “Está bom demais, deixei de viajar para curtir a música na Mocinha. Muita segurança, ambiente familiar, aqui é tudo de bom”, disse Werdiley.
Ciclo Carnavalesco 2020
O Ciclo Carnavalesco 2020 ocorre ao longo de 33 dias de festa, desde 24 de janeiro, início do Pré-Carnaval, até 25 de fevereiro, terça-feira de Carnaval. Do total de 265 shows, 260 contemplam artistas locais. Recebem ainda apoio direto da Prefeitura de Fortaleza 56 blocos de rua e 37 agremiações carnavalescas, no tradicional Desfile de Carnaval da Avenida Domingos Olímpio.
Com o tema “Fortaleza em Cantos e Cores de Chico”, o Ciclo Carnavalesco 2020 presta homenagem ao artista Chico da Silva, pela sua importância na história das artes plásticas em Fortaleza e pela comemoração do seu 110º aniversário. O evento é uma realização da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secultfor, com patrocínio oficial da Skol Puro Malte.
Durante os cinco dias de Carnaval, o Ciclo Carnavalesco conta com programação diversificada em 10 polos oficiais: Aterrinho da Praia de Iracema, Largo dos Tremembés, Benfica, Mercado da Aerolândia, Mercado dos Pinhões, Mercado São Sebastião, Mocinha, Praça Figueira de Melo, Horto Florestal Municipal Falconete Fialho e Avenida Domingos Olímpio.