03 de April de 2014 em Mobilidade

Roberto Cláudio apresenta Paitt ao Tribunal de Contas dos Municípios

Acompanhado de secretários municipais, o prefeito explicou todos os detalhes sobre o Plano de Ações Imediatas em Transporte e Trânsito (Paitt) aos conselheiros.


O plano visa melhorar o trânsito e o transporte público, sem obras e utilizando inteligência, tecnologia e conhecimento (Foto: Marcos Moura)

Na manhã dessa quarta-feira (2/4), o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, esteve no Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará para apresentar aos conselheiros todos os detalhes do Plano de Ações Imediatas em Transporte e Trânsito, o Paitt. A visita ao TCM vem comprovar a ideia de Roberto Cláudio de que “essa é uma oportunidade de interagir. Queremos legitimar essa ideia, discutir, levar a instituições de credibilidade e que dizem respeito à atuação do município”. A apresentação já passou por universidades e outras instituições públicas.

A exposição contou com a participação da equipe do Paitt, que esteve disponível para responder questionamentos, e dos secretários de Infraestrutura, Samuel Dias; Urbanismo e Meio Ambiente, Águeda Muniz; e Conservação e Serviços Públicos, João Pupo, que participaram do debate. O presidente conselheiro do TCM, Francisco de Paula Rocha Aguiar, declarou que “os questionamentos foram muito bem respondidos e eu acredito que isso dê um subsídio muito grande para que a gente possa fazer, no futuro, um acompanhamento melhor ainda das ações do município de Fortaleza”.

Sobre o Paitt
O plano visa “melhorar o trânsito e o transporte público, sem obras e utilizando inteligência, tecnologia, conhecimento e maior número de pessoal”, segundo definição do próprio prefeito. O Paitt é uma iniciativa de curto prazo e que está inserido no Plano de Mobilidade Urbana de Fortaleza - estudo maior e mais abrangente que, por sua vez, faz parte do Projeto Fortaleza 2040, que deve ser lançado oficialmente até o fim do mês de abril. O planejamento das ações está sendo comandado pela empresa de consultoria internacional McKinsey & Company, que exigiu uma equipe local qualificada para dar sustentação e continuidade ao plano depois de sua implementação.

O Paitt é composto de cinco medidas: melhoria de pontos críticos de trânsito, novo modelos de estacionamento na cidade, reformulação de operação e fiscalização de trânsito, modelagem de binários e, finalmente, redesenho de rotas de transporte público. Essas mudanças “entrarão em ação até junho e, de junho até agosto, serão analisadas. Dando certo, sendo bem-aceitas pela população, levaremos, ainda esse ano, para o restante da cidade”, explica Roberto Cláudio.

As áreas escolhidas para receber essas primeiras intervenções passaram por estudos de necessidade.A Avenida Osório de Paiva e Centro de Messejana receberão as intervenções para melhora do fluxo em horários de rush (de manhã e à noite), com a sincronização de semáforos, melhorias na sinalização, revisão do tráfego de veículos pesados e pequenas intervenções viárias, como faixas reversíveis que mudam de sentido conforme o maior fluxo de veículos. As vias do Centro da cidade terão novo modelo de estacionamento, com revisão do sistema de vagas rotativas, aprimoramento da operação Zona Azul e reordenamento de vagas, com melhora da sinalização, por exemplo.

A região do bairro Montese passará por reformulação de operação e fiscalização de trânsito, a partir da expansão da capacidade de monitoramento do tráfego, do aumento da agilidade no atendimento e solução de ocorrências, entre outros pontos. Um binário será  implantado nas avenidas Dom Luís e Santos Dumont, priorizando o transporte público, melhorando as condições do transporte não motorizado e reordenando a circulação do tráfego. As regiões da Barra do Ceará, Canindezinho e Antônio Bezerra passarão a ser melhores atendidas pelo transporte alternativo. Com a “mudança das rotas, teremos maior capilaridade e maior chegada de vans dentro dos bairros”, disse o prefeito.

Roberto Cláudio apresenta Paitt ao Tribunal de Contas dos Municípios

Acompanhado de secretários municipais, o prefeito explicou todos os detalhes sobre o Plano de Ações Imediatas em Transporte e Trânsito (Paitt) aos conselheiros.

O plano visa melhorar o trânsito e o transporte público, sem obras e utilizando inteligência, tecnologia e conhecimento (Foto: Marcos Moura)

Na manhã dessa quarta-feira (2/4), o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, esteve no Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará para apresentar aos conselheiros todos os detalhes do Plano de Ações Imediatas em Transporte e Trânsito, o Paitt. A visita ao TCM vem comprovar a ideia de Roberto Cláudio de que “essa é uma oportunidade de interagir. Queremos legitimar essa ideia, discutir, levar a instituições de credibilidade e que dizem respeito à atuação do município”. A apresentação já passou por universidades e outras instituições públicas.

A exposição contou com a participação da equipe do Paitt, que esteve disponível para responder questionamentos, e dos secretários de Infraestrutura, Samuel Dias; Urbanismo e Meio Ambiente, Águeda Muniz; e Conservação e Serviços Públicos, João Pupo, que participaram do debate. O presidente conselheiro do TCM, Francisco de Paula Rocha Aguiar, declarou que “os questionamentos foram muito bem respondidos e eu acredito que isso dê um subsídio muito grande para que a gente possa fazer, no futuro, um acompanhamento melhor ainda das ações do município de Fortaleza”.

Sobre o Paitt
O plano visa “melhorar o trânsito e o transporte público, sem obras e utilizando inteligência, tecnologia, conhecimento e maior número de pessoal”, segundo definição do próprio prefeito. O Paitt é uma iniciativa de curto prazo e que está inserido no Plano de Mobilidade Urbana de Fortaleza - estudo maior e mais abrangente que, por sua vez, faz parte do Projeto Fortaleza 2040, que deve ser lançado oficialmente até o fim do mês de abril. O planejamento das ações está sendo comandado pela empresa de consultoria internacional McKinsey & Company, que exigiu uma equipe local qualificada para dar sustentação e continuidade ao plano depois de sua implementação.

O Paitt é composto de cinco medidas: melhoria de pontos críticos de trânsito, novo modelos de estacionamento na cidade, reformulação de operação e fiscalização de trânsito, modelagem de binários e, finalmente, redesenho de rotas de transporte público. Essas mudanças “entrarão em ação até junho e, de junho até agosto, serão analisadas. Dando certo, sendo bem-aceitas pela população, levaremos, ainda esse ano, para o restante da cidade”, explica Roberto Cláudio.

As áreas escolhidas para receber essas primeiras intervenções passaram por estudos de necessidade.A Avenida Osório de Paiva e Centro de Messejana receberão as intervenções para melhora do fluxo em horários de rush (de manhã e à noite), com a sincronização de semáforos, melhorias na sinalização, revisão do tráfego de veículos pesados e pequenas intervenções viárias, como faixas reversíveis que mudam de sentido conforme o maior fluxo de veículos. As vias do Centro da cidade terão novo modelo de estacionamento, com revisão do sistema de vagas rotativas, aprimoramento da operação Zona Azul e reordenamento de vagas, com melhora da sinalização, por exemplo.

A região do bairro Montese passará por reformulação de operação e fiscalização de trânsito, a partir da expansão da capacidade de monitoramento do tráfego, do aumento da agilidade no atendimento e solução de ocorrências, entre outros pontos. Um binário será  implantado nas avenidas Dom Luís e Santos Dumont, priorizando o transporte público, melhorando as condições do transporte não motorizado e reordenando a circulação do tráfego. As regiões da Barra do Ceará, Canindezinho e Antônio Bezerra passarão a ser melhores atendidas pelo transporte alternativo. Com a “mudança das rotas, teremos maior capilaridade e maior chegada de vans dentro dos bairros”, disse o prefeito.