12 de March de 2014 em Mobilidade
Roberto Cláudio esclarece PAITT aos jornalistas do O Povo
No PAITT, estão incluídos os projetos de implantação do binário das avenidas Santos Dumont e Dom Luis e a readequação da Praça Portugal
Com o objetivo de apresentar Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (PAITT), o prefeito Roberto Cláudio participou de uma tarde de debate com jornalistas do Grupo O Povo de Comunicação. Na ocasião, o gestor municipal prestou esclarecimentos acerca da implantação do PAITT, no qual estão incluídos os projetos de implantação do binário piloto das avenidas Santos Dumont e Dom Luis e a readequação da Praça Portugal. O prefeito também respondeu aos questionamentos que surgiram durante o encontro.
O PAITT consiste numa estratégia de curto prazo (até 12 meses) para a melhoria do trânsito em Fortaleza. Suas ações estão sendo conduzidas por uma equipe qualificada com o apoio de profissionais da consultoria internacional McKinsey & Company.. O plano de ação está coordenado com as demais iniciativas da Prefeitura de Fortaleza voltadas para a mobilidade urbana.
Binário da Aldeota
Além da criação de um binário com dois quilômetros de extensão de cada lado (com prazo para conclusão em maio próximo) e das intervenções estruturais na Praça Portugal, as melhorias propostas para o reordenamento de quadrilátero da Aldeota contemplam ainda a inclusão de faixa exclusiva para o transporte público, regularização dos estacionamentos, readequação da iluminação pública (com a transferência de postes do canteiro central para as calçadas), requalificação de passeios (com a padronização de calçadas e projeto urbanístico), sincronização de semáforos, inclusão de ciclofaixas e readequação da circulação das vias secundárias.
Maior fluidez e segurança
“Queremos que as pessoas entendam que as intervenções a serem executadas na Praça Portugal fazem parte de um projeto mais amplo que envolve diversas áreas da cidade. Aquela área específica chega a concentrar até 30% do tráfego diário de Fortaleza. Quando o PAITT estiver com todos os projetos-piloto concluídos, teremos vários benefícios, como maior fluidez no trânsito e redução de acidentes. Encerramos 2013 com uma frota de 908 mil veículos na cidade e, se nada for feito, o trânsito tende a piorar”, explicou Roberto Cláudio.
Mais área de lazer
O prefeito reforçou algumas informações que já haviam sido divulgadas na apresentação do projeto, na última sexta-feira (07/03), na Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), dentre as quais que a nova concepção da Praça terá o seu espaço físico ampliado em até 35% (somando 10.200 metros quadrados), além de requalificar o espaço urbano.
“A ideia é transformar um local que hoje é inacessível, em um espaço quadrado com áreas de convivência acessíveis e uso compartilhado para pedestres, ciclistas, usuários de ônibus e motoristas de veículos. A polêmica acaba dando oportunidade para esclarecermos melhor o projeto, e nós temos um planejamento sério por trás dessa decisão. As pessoas vão ter prazer em caminhar e circular por aquela região da cidade”, frisou Roberto Cláudio.
Árvores transplantadas
Juntas, as avenidas Dom Luís e Santos Dumont possuem 202 árvores em seus canteiros centrais. A remoção destes implica em transplantar todas as árvores para a calçada lateral ou outras vias da cidade.
Investimentos
Para a execução do projeto da Praça Portugal a Prefeitura prevê R$ 5 milhões em investimentos. A implantação do binário da Aldeota tem previsão de R$ 1,5 milhão (sem incluir os custos com as novas calçadas).
Projeto mais viável
Em sua fala, o prefeito esclareceu que a mudança de sentido na Avenida Dom Luís (que terá sentido único com a implantação do binário), desequilibrará o fluxo em torno da Praça Portugal. Com isso, o local não pode mais operar como uma rotatória comum (sem semáforos). Para tanto a equipe do PAITT desenvolveu cenários para viabilizar o binário: os dois primeiros projetos previam a construção de túneis sob a praça atual, no sentido da Avenida Dom Luís ou no sentido da Avenida Desembargador Moreira. E um terceiro projeto, considerado menos impactante e mais viável financeiramente, é a criação de novo formato para a praça, com quatro áreas de convívio.
Diálogo com a população
Segundo o prefeito, durante esta semana e a próxima o projeto da Praça Portugal será debatido com a população para que, desse modo, sejam incorporadas novas ideias. “Algumas ideias boas estão surgindo, como resgatar a praça com a feirinha que existiu anos atrás. Também não perderemos a homenagem à colônia portuguesa. Sexta-feira agora (dia 14) irei me reunir com eles inclusive. Estejam certos de que a memória da cidade não será esquecida, como muitos estão falando. O novo espaço deverá abrigar um anfiteatro para shows e manifestações artísticas”, afirmou.
Roberto Cláudio participou do debate no Grupo O Povo de Comunicação acompanhado pelos secretários Samuel Dias (Infraestrutura), João Pupo (Secretaria de Conservação e Serviços Públicos), Águeda Muniz (Urbanismo e Meio Ambiente), Salmito Filho (Turismo) e o técnico Luiz Alberto Aragão (coordenador do PAITT). Na sede do jornal, Roberto Cláudio foi recebido pelo vice-presidente. João Dummar Neto e pelo Diretor-geral de Jornalismo Arlen Medina Néri e demais jornalistas.
Roberto Cláudio esclarece PAITT aos jornalistas do O Povo
No PAITT, estão incluídos os projetos de implantação do binário das avenidas Santos Dumont e Dom Luis e a readequação da Praça Portugal
Com o objetivo de apresentar Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (PAITT), o prefeito Roberto Cláudio participou de uma tarde de debate com jornalistas do Grupo O Povo de Comunicação. Na ocasião, o gestor municipal prestou esclarecimentos acerca da implantação do PAITT, no qual estão incluídos os projetos de implantação do binário piloto das avenidas Santos Dumont e Dom Luis e a readequação da Praça Portugal. O prefeito também respondeu aos questionamentos que surgiram durante o encontro.
O PAITT consiste numa estratégia de curto prazo (até 12 meses) para a melhoria do trânsito em Fortaleza. Suas ações estão sendo conduzidas por uma equipe qualificada com o apoio de profissionais da consultoria internacional McKinsey & Company.. O plano de ação está coordenado com as demais iniciativas da Prefeitura de Fortaleza voltadas para a mobilidade urbana.
Binário da Aldeota
Além da criação de um binário com dois quilômetros de extensão de cada lado (com prazo para conclusão em maio próximo) e das intervenções estruturais na Praça Portugal, as melhorias propostas para o reordenamento de quadrilátero da Aldeota contemplam ainda a inclusão de faixa exclusiva para o transporte público, regularização dos estacionamentos, readequação da iluminação pública (com a transferência de postes do canteiro central para as calçadas), requalificação de passeios (com a padronização de calçadas e projeto urbanístico), sincronização de semáforos, inclusão de ciclofaixas e readequação da circulação das vias secundárias.
Maior fluidez e segurança
“Queremos que as pessoas entendam que as intervenções a serem executadas na Praça Portugal fazem parte de um projeto mais amplo que envolve diversas áreas da cidade. Aquela área específica chega a concentrar até 30% do tráfego diário de Fortaleza. Quando o PAITT estiver com todos os projetos-piloto concluídos, teremos vários benefícios, como maior fluidez no trânsito e redução de acidentes. Encerramos 2013 com uma frota de 908 mil veículos na cidade e, se nada for feito, o trânsito tende a piorar”, explicou Roberto Cláudio.
Mais área de lazer
O prefeito reforçou algumas informações que já haviam sido divulgadas na apresentação do projeto, na última sexta-feira (07/03), na Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), dentre as quais que a nova concepção da Praça terá o seu espaço físico ampliado em até 35% (somando 10.200 metros quadrados), além de requalificar o espaço urbano.
“A ideia é transformar um local que hoje é inacessível, em um espaço quadrado com áreas de convivência acessíveis e uso compartilhado para pedestres, ciclistas, usuários de ônibus e motoristas de veículos. A polêmica acaba dando oportunidade para esclarecermos melhor o projeto, e nós temos um planejamento sério por trás dessa decisão. As pessoas vão ter prazer em caminhar e circular por aquela região da cidade”, frisou Roberto Cláudio.
Árvores transplantadas
Juntas, as avenidas Dom Luís e Santos Dumont possuem 202 árvores em seus canteiros centrais. A remoção destes implica em transplantar todas as árvores para a calçada lateral ou outras vias da cidade.
Investimentos
Para a execução do projeto da Praça Portugal a Prefeitura prevê R$ 5 milhões em investimentos. A implantação do binário da Aldeota tem previsão de R$ 1,5 milhão (sem incluir os custos com as novas calçadas).
Projeto mais viável
Em sua fala, o prefeito esclareceu que a mudança de sentido na Avenida Dom Luís (que terá sentido único com a implantação do binário), desequilibrará o fluxo em torno da Praça Portugal. Com isso, o local não pode mais operar como uma rotatória comum (sem semáforos). Para tanto a equipe do PAITT desenvolveu cenários para viabilizar o binário: os dois primeiros projetos previam a construção de túneis sob a praça atual, no sentido da Avenida Dom Luís ou no sentido da Avenida Desembargador Moreira. E um terceiro projeto, considerado menos impactante e mais viável financeiramente, é a criação de novo formato para a praça, com quatro áreas de convívio.
Diálogo com a população
Segundo o prefeito, durante esta semana e a próxima o projeto da Praça Portugal será debatido com a população para que, desse modo, sejam incorporadas novas ideias. “Algumas ideias boas estão surgindo, como resgatar a praça com a feirinha que existiu anos atrás. Também não perderemos a homenagem à colônia portuguesa. Sexta-feira agora (dia 14) irei me reunir com eles inclusive. Estejam certos de que a memória da cidade não será esquecida, como muitos estão falando. O novo espaço deverá abrigar um anfiteatro para shows e manifestações artísticas”, afirmou.
Roberto Cláudio participou do debate no Grupo O Povo de Comunicação acompanhado pelos secretários Samuel Dias (Infraestrutura), João Pupo (Secretaria de Conservação e Serviços Públicos), Águeda Muniz (Urbanismo e Meio Ambiente), Salmito Filho (Turismo) e o técnico Luiz Alberto Aragão (coordenador do PAITT). Na sede do jornal, Roberto Cláudio foi recebido pelo vice-presidente. João Dummar Neto e pelo Diretor-geral de Jornalismo Arlen Medina Néri e demais jornalistas.