Com o objetivo de fortalecer o turismo entre as duas capitais será lançado, na próxima segunda-feira (26/07), às 17h30, durante um passeio náutico nos Rio Anil e Bacanga, em São Luís, o projeto Rota do Sol Nordeste – São Luís/Fortaleza. Na sequência, haverá o lançamento nos demais destinos da rota: Tutóia (27/07), Jericoacoara (28/07) e Paracuru (29/07), sempre às 17h. O lançamento final será realizado em Fortaleza, na sexta-feira (30/07), às 17h, no Estoril, sede da Secretaria Municipal do Turismo.
Os eventos contarão com as presenças dos secretários de turismo dos destinos envolvidos: Saulo Santos (São Luís), Patrick Araújo (Tutóia), Juscelino Vasconcelos (Jericoacoara), Ângelo Tuzze (Paracuru) e Alexandre Pereira (Fortaleza). “A proposta da rota é integrar as capitais São Luís e Fortaleza, oferecendo a possibilidade de viagem para Tutóia (MA), Paracuru (CE) e Jericoacoara (CE). Com isso, o turista poderá experimentar os produtos turísticos de cada local”, explica Saulo Santos.
Em junho deste ano, foi lançado o primeiro trecho da Rota do Sol Nordeste, que une Fortaleza a Natal, passando por Canoa Quebrada e Pipa. Em todos os casos, a iniciativa reúne as secretarias municipais de turismo e as prefeituras dos municípios envolvidos.
O projeto de integração entre as capitais nordestinas foi concebido pelo secretário do Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, no final de 2019. A inspiração veio do turismo feito na Europa, onde é comum o viajante chegar por um país e sair por outro. “Quando participava das feiras, observei que estávamos disputando o mesmo turista entre todos e oferecendo produtos muito parecidos. Percebi que o ideal era unir forças e conquistar juntos o viajante, em lugar de disputá-lo”, conta Alexandre Pereira.
A ideia inicial era lançar o primeiro trecho (Fortaleza/ Natal) no primeiro semestre de 2020, o que acabou tendo que ser adiado devido à pandemia.
Roteiro integrado
A capital maranhense possui uma vasta oferta de produtos turísticos: de praias ao Centro Histórico, passando pela gastronomia e pelos atrativos naturais, por ser uma ilha. São Luís também possui seu lado moderno, com bares, cinemas, restaurantes, shopping centers e luxuosos hotéis. É, ainda, a combinação perfeita de sol e mar.
Distante 324 km de São Luís, está a cidade de Tutóia, município que tem o privilégio de estar geograficamente localizado em frente ao Delta do Rio Parnaíba e ao lado dos Pequenos Lençóis Maranhenses. Dispõe de recursos naturais que estão distribuídos em seu espaço geográfico e possibilitam experiências únicas para o visitante.
Já no estado do Ceará, encontra-se Jericoacoara. De fama internacional, é rodeada por dunas e coqueirais e possui lagoas de águas cristalinas. O destino também oferece diversas opções de ecoturismo e atividades de aventura e entretenimento para agradar aos mais exigentes e diversificados perfis de turistas.
Paracuru, a apenas 84 quilômetros de Fortaleza, é conhecida pela tranquilidade dos seus Lençóis Paracuruenses, um paraíso formado por quilômetros de dunas em constante movimento. A cidade é a única sede de município do interior cearense banhada pelo mar, tendo o mais rico e variado ecossistema da Costa do Sol Poente, delineado por belíssimas praias.
Conhecida como a Terra do Sol, Fortaleza tem também atrativos históricos e culturais, turismo de compras e esportivo. Nos últimos anos, a cidade tem passado por fortes investimentos em infraestrutura turística, como a nova Beira Mar e o Polo Gastronômico da Varjota, e é um destino consolidado nacional e internacionalmente.
A união dos atrativos de São Luís – a capital agitada, criativa, modernizada e com patrimônio singular tombado pela Unesco; Tutóia – a cidade porta de entrada para o Delta das Américas; Jericoacoara – que revela a natureza como principal nutriente da vida, combinada com uma noite de festas; Paracuru - com suas dunas e riquezas naturais; e Fortaleza – a capital moderna, rica em história e com um clima convidativo a mergulhos em suas belas praias, transforma uma viagem de 8 a 10 dias pelo Maranhão e Ceará em uma experiência inesquecível, em que o viajante revisita valores pessoais e usufrui do estilo de vida simples, saudável, alegre e muito rico do povo nordestino. É uma reunião de sons, cores e sabores que surpreenderá os turistas brasileiros e estrangeiros.