
Fã de anime, a estudante Emanuelly Barros faz parte do grupo de 12 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino que vivencia a experiência Sana este ano. A menina esteve no primeiro dia do festival no Centro de Eventos, que ocorreu nesta sexta-feira (24/01), e descreve a visita como o melhor dia das férias. “Amo o universo dos animes, nem acreditei quando soube que viria para o Sana. Foi a primeira vez que participei e estava bem ansiosa”, compartilha a aluna, do 7º ano, da Escola de Tempo Integral (ETI) Vereador Alberto Gomes de Queiroz, no Cais do Porto.
Além do ingresso da Emanuelly e dos demais estudantes, a Prefeitura de Fortaleza garante o transporte e o lanche de todos. A ação contempla 150 escolas municipais do 5º ao 9º ano nos três dias de festival, que encerra no domingo (26/01). A visita ao Sana ocorre dias antes da volta às aulas da Rede Municipal, que será no próximo dia 30. O evento possibilita aos estudantes uma vivência cultural que contribui para a criatividade, a autonomia e o protagonismo estudantil.

Outra estudante que esteve neste primeiro dia do Sana foi Laryssa Ellen Paulino da Silva, do 6º ano, da Escola Municipal Iraguassú Teixeira, no bairro Pedras. “A gente conheceu os espaços e personagens de vários filmes e desenhos. Ainda aproveitei para arriscar alguns passos no palco do just dance. Foi muito incrível ter essa oportunidade de participar pela primeira vez do Sana”, conta Laryssa, que esteve acompanhada dos amigos da escola.
A experiência Sana contagia também os professores que acompanham os estudantes. A educadora Thiciane Alexandre, da Escola Municipal José Ramos Torres de Melo, no Mucuripe, diz que participa do Sana há quase 12 anos e que a vivência é sempre especial. “É um evento que possibilita uma imersão ao mundo das fantasias. Os alunos amaram participar, muitos não teriam condições financeiras de estar em um espaço como esse", pontua.
25 anos do Sana
A Super Amostra Nacional de Animes, mais conhecida como Sana, é um tradicional festival realizado anualmente pela Fundação Cultural Nipônica Brasileira. O evento reúne fãs de anime, mangá, tokusatsu, videogames e cultura geek em geral, bem como artistas e ícones do gênero, desde 2001. Neste ano, o Sana completa 25 anos de celebração da cultura pop e geek no Brasil.

A primeira edição de 2025 promete programação ampla. Entre as atrações, estão o Festival RapGeek e a primeira gravação de DVD para celebrar os sucessos da internet em homenagem ao aniversário do evento. O Festival RapGeek reunirá artistas como TK Raps, Anirap, Player Tauz, MHRap, VMZ, Felícia Rock e VG Beats.
Uma das marcas registradas do Sana são as salas temáticas. Este ano, elas são realizadas em parceria com os fãs e prometem experiências imersivas e inesquecíveis, ao celebrar universos como de Harry Potter, Tokusatsu, Black Heroes, Ludus, Tokusatsu e a nostalgia da TV dos anos 90. Além disso, exposições exclusivas por todo o evento de esculturas geek do artista Walterlan Veríssimo vão garantir entretenimento para todas as idades.