A Prefeitura de Fortaleza intensifica as ações de combate ao Aedes aegypti com a realização de mutirões em bairros da Capital. Nesta quinta-feira (14/02), o bairro São João do Tauape receberá as ações intersetoriais de prevenção e educação. A concentração será na Praça do Mercado Joaquim Távora, a partir das 8h.
As abordagens envolvem atividades educativas por meio de apresentações culturais e exposição sobre o ciclo evolutivo do mosquito, além de ações de tratamento focal, de controle químico e de mobilização nas casas dos moradores, identificando e eliminando os criadouros. A expectativa é visitar cerca de 11 mil imóveis, durante a ação.
O coordenador de Vigilância em Saúde da SMS, Nélio Morais, destaca a participação da população no combate ao mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. “Durante nossas visitas constatamos que 80% dos criadouros do mosquito na capital cearense estão localizados dentro dos imóveis. Uma casa com criadouro pode afetar vários quarteirões. O foco pode estar apenas na residência de uma pessoa, mas o vetor voa para os demais imóveis. Por isso, o ideal é prevenir. As pessoas devem fazer sempre uma revisão nos locais que podem acumular água", explica.
Ao longo da semana, foram realizadas atividades nos seguintes bairros: Barra do Ceará, Jacarencanga, Presidente Kennedy, Demócrito Rocha, Siqueira, Conjunto Ceará, Planalto Airton Sena, São Bento e Centro. Participam da operação equipes das secretarias municipais da Saúde, de Urbanismo e Meio Ambiente, da Educação, de Conservação e Serviços Públicos, Regional II, Agência de Fiscalização de Fortaleza, além da parceria com a Ecofor.
Serviço
Ações de combate ao Aedes aegypti
Data: Quinta-feira (14/02)
Hora: 8 horas
Local: Mercado Joaquim Távora (Avenida Pontes Vieira, entre as ruas Capitão Gustavo,Fiscal Vieira e Antônio Furtado, Joaquim Távora).