O prefeito de Fortaleza, José Sarto, acompanhou a campanha de vacinação contra a Covid-19 na manhã deste domingo (18/04) na Policlínica do Jóquei Clube e no Centro de Eventos. “Ontem, nós tivemos quase 22 mil doses aplicadas. Foram 21.960 doses. E, mais uma vez, eu quero agradecer a essa equipe fantástica. Eu tenho andado nas policlínicas, nos hospitais, nos drives de vacinação e tenho visto o compromisso e a dedicação de todos que estão vacinando todos os dias, incluindo domingo e feriado”, declarou Sarto em transmissão pelas redes sociais. No total, foram aplicadas mais de 530 mil doses.
Assista à matéria da TV Terra do Sol
De acordo com a logística da Prefeitura para este domingo, estão sendo vacinados idosos pertencentes à segunda fase, a partir de 61 anos, de forma agendada, nas policlínicas do Jóquei Clube, Passaré e Bonsucesso, e profissionais da saúde, no Centro de Eventos do Ceará. A Prefeitura também está atendendo idosos, entre 65 e 74 anos, que faltaram, por algum motivo, à data agendada anteriormente da primeira ou segunda dose, nos drives da Arena Castelão, Centro de Eventos e Shoppings RioMar Kennedy e RioMar Fortaleza.
De acordo com Sarto, em Fortaleza, a vacina chega e é distribuída no mesmo dia. “E eu quero atribuir esse sucesso à rapidez, competência e dedicação dessas profissionais e desses profissionais que estão nos locais de vacinação, liderados pela secretária Ana Estela, pela Aline Gouveia e pelo Erlemus Soares”, ressaltou.
O prefeito elogiou ainda a eficiência do atendimento. “Chegando aqui, pessoal, não demora cinco minutos. A pessoa vê o cadastro, vê se está dentro da programação e vacina rapidamente”, informou.
Vacinação do público de 60 anos
Durante a transmissão, a titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Ana Estela Leite, falou sobre a previsão do início da vacinação do público de 60 anos. Segundo ela, Fortaleza já vacinou mais de 70% do público de 60 a 74 anos. No entanto, grande parte das últimas remessas de vacina foi destinada à segunda dose. Ainda assim, a Prefeitura tem prosseguido com a vacinação de primeira dose dentro da faixa etária de 61 a 74 anos. “E é muito importante ressaltar que nós ainda precisamos receber em torno de 50 mil doses para D1 para que a gente possa concluir o quantitativo de 255 mil idosos. Então, recebendo vacina, a gente tá seguindo, sim, na faixa etária e o nosso desejo é que, em breve, nós alcancemos essa faixa de 60 anos”, explicou Ana Estela
Revista Science
Sarto destacou o estudo publicado esta semana pela revista americana Science, da Universidade de Harvard, sobre o Brasil e o Ceará. “O trabalho mostra que as medidas de isolamento são benéficas para a população, diminuindo a circulação viral. Ele cita o Ceará e Fortaleza como exemplo de isolamento que propicia a diminuição da circulação viral. Estou dizendo isso para chamar a sua atenção. Vamos continuar obedecendo os protocolos sanitários”, afirmou.
Gratidão e esperança
Na Policlínica do Jóquei Clube, Sartou vacinou dois idosos que haviam sido agendados. Sânzia Almeida, 61, moradora do Planalto Pici, agradeceu, além do prefeito, ao governador Camilo Santana e às enfermeiras e atendentes da policlínica. “Estou muito feliz”, disse. Paulo de Tarso Pereira, 61, morador do Parque Araxá, falou da felicidade de receber a vacina e expressou seu desejo que mais pessoas sejam beneficiadas. “Espero que todo cearense consiga essa vacina”, afirmou.