Na live desta terça-feira (21/05), o prefeito José Sarto anunciou que a Prefeitura de Fortaleza estuda assumir as obras de urbanização da Lagoa da Maraponga, obra do Governo do Estado que está paralisada. A declaração foi dada ao responder a uma pergunta da cidadã e moradora do bairro Sâmia Tarsila, que comentou sobre o abandono do projeto e demandava uma nova área de lazer para a região.
“Não queremos deixar a população da Maraponga órfã. Por isso, eu já pedi pra minha equipe verificar o status atual da obra na Maraponga e avaliar direitinho o andamento para propor ao Governo do Ceará que a Prefeitura assuma essa obra”, informou o prefeito.
Desde o início da gestão, a Prefeitura de Fortaleza tem requalificado entornos de diversas lagoas da cidade como a de Messejana, do Opaia e a do Mondubim. Como destacou o prefeito, os locais contemplados pelos serviços de requalificação tornam-se áreas de lazer para a população local, além de proporcionar oportunidades de renda e empreendedorismo
“São locais importantíssimos para cada bairro, para cada comunidade. É onde as famílias passeiam, onde os amigos se encontram, onde a gente faz exercício, namora e brinca. Enfim, são espaços que merecem todo cuidado É assim que a gente tá fazendo de Fortaleza uma Fortaleza só. É assim que a gente está modernizando toda cidade com um padrão de construção de primeiríssima qualidade”, destacou Sarto.
“Nosso objetivo é assumir essa obra, assim como a gente fez com a Ponte dos Ingleses, que já está bem adiantada. A parte estrutural,o piso e o guarda corpo já estão finalizados e estamos com a parte de urbanização em andamento”, concluiu o prefeito
Requalificação das Lagoas
Em Messejana, a Prefeitura realizou as obras de urbanização em toda a região da lagoa, resgatando o equipamento e devolvendo aos moradores um espaço requalificado e mais arborizado. As intervenções, que aconteceram no trecho entre a avenida Frei Cirilo e a rua Granja Castelo, foram responsáveis pela reforma nos passeios, nos equipamentos esportivos e áreas de lazer. Também foi realizado o plantio de 65 árvores, além da recuperação do antigo píer em madeira que foi reinstalado na lagoa, sendo totalmente reformado.
A escultura "Banho de Iracema", instalada em 2004 na Lagoa de Messejana também foi reformada e sua fonte voltou a ser operacional. A estátua possui 12 metros de altura, o equivalente a um prédio de quatro andares e pesa 16 toneladas. A estátua, idealizada pelo artista plástico Alexandre Rodrigues, tem a modelagem do rosto da jornalista cearense Natália Nara, que venceu o concurso “Iracema, a Musa do Ceará”.
No Mondubim, a iniciativa teve como objetivo resgatar o entorno de toda a área verde existente no bairro, proporcionando aos moradores a criação de mais um parque urbano dotado com calçadão para caminhadas no entorno da lagoa e áreas destinadas ao convívio social e bem-estar, além da geração de emprego e renda, com o crescimento do empreendedorismo na região.
O projeto foi responsável ainda pela construção de um píer e um mirante contemplativo sobre a lagoa, que ganhará iluminação especial no espelho d'água para destacar os mais de 280 mil m³ que pertencem à bacia hidrográfica do Rio Maranguapinho. Para os adeptos do esporte, o parque possui agora duas quadras de areia e campo de futebol. O espaço oferece também áreas gramadas para piqueniques, com mobiliários urbanos como bancos e lixeiras, espalhados por todo o local. Três parquinhos com brinquedos em madeira e quatro futmesas em concreto proporcionam mais opções de lazer ao público infanto-juvenil.
Outras lagoas de Fortaleza também já foram beneficiadas com obras de urbanização e requalificação. É o caso das Lagoas do Opaia e do Urubu.