O prefeito José Sarto assinou, nesta segunda-feira (27/11), a ordem de serviço das obras de drenagem da Avenida Heráclito Graça. As intervenções, que já tiveram início no local, acontecem em dois trechos: na rua Gonçalves Lêdo, onde está sendo construído um novo sistema de drenagem, e na Av. Heráclito Graça, com a construção de uma via de acesso local em um dos lados da calçada da avenida.
Como destacou o prefeito, o projeto tem por objetivo solucionar o problema histórico de alagamentos na Heráclito Graça. Com conceito inédito, as intervenções consistem na construção de um reservatório de controle de cheias.
“Desde o início da gestão, nós estamos empenhados para encontrar uma solução definitiva para o problema crônico de alagamentos na Heráclito Graça. Chegamos então nessa proposta, que conta com uma engenharia inovadora para a construção de reservatórios subterrâneos. É como um grande piscinão que vai reter até 14 mil m³ de água”, destacou Sarto.
O sistema subterrâneo terá capacidade de armazenamento equivalente a 13 piscinas olímpicas, cujo volume passará a ser escoado gravitacionalmente até o riacho Pajeú. Para auxiliar no escoamento da água pluvial sobre a avenida, serão instaladas grelhas de drenagem ao longo da via, fazendo com que não haja mais pontos de alagamentos na pista, que atualmente acontece devido a obstrução e a insuficiência da galeria de drenagem existente.
Veja a maquete eletrônica da obra
Sarto também comentou que as intervenções irão modernizar o urbanismo e paisagismo da avenida, com a substituição do pavimento asfáltico por piso em intertravado e a construção de calçadas acessíveis e niveladas, facilitando o acesso e a travessia de pedestres.
“Além da drenagem, o projeto também vai trazer outras melhorias. A via vai passar a contar com piso intertravado, auxiliando o conforto térmico. O projeto abrange também a requalificação da Praça Bárbara de Alencar, que passará por reforma completa, para melhorar a qualidade de vida das pessoas que transitam aqui”, completou o prefeito.
A Praça Bárbara de Alencar, localizada nos arredores do Ginásio Paulo Sarasate, receberá novos mobiliários urbanos, como bancos e lixeiras, serviços de pintura na meia-quadra de basquete, novos alambrados, além da instalação de duas futmesas em concreto, melhoria no piso da academia ao ar livre e playground.
As obras contam com investimento de aproximadamente R$ 24 milhões e terão duração de até 11 meses.
“Além de ser uma obra de custo relativamente baixo em comparação a outras alternativas, ela causará menos transtornos. Será bloqueado apenas um pequeno trecho da Heráclito Graça, cerca de 400 metros. As obras já foram iniciadas e, agora, estamos trabalhando na tubulação de conexão entra a drenagem da Gonçalves Lêdo e o riacho Pajeú”, comentou o secretário da infraestrutura (Seinf) Samuel Dias.
Mudanças no trânsito
Para viabilizar a execução do projeto, a Rua Gonçalves Lêdo precisou ser bloqueada no trecho compreendido entre a Rua Pero Coelho e a Av. Heráclito Graça. A medida é necessária para a construção da saída do sistema de drenagem e também para permitir o bloqueio da Av. Heráclito Graça que deverá ser implantado no próximo mês de dezembro.
Com as mudanças no tráfego, o condutor deve dobrar à direita na Rua Fiúza de Pontes e à esquerda na Rua Nogueira Acioli para acessar à Av. Heráclito Graça. Agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) darão suporte operacional à intervenção monitorando o tráfego em rotas volantes.
A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) informa que as linhas 713- Rio Mar Papicu/ João XXIII e 753-Cidade 2000/Sargento Hermínio, passarão a seguir o desvio sugerido pela AMC.
Estiveram presentes o deputado federal André Figueiredo, o deputado estadual Cláudio Pinho e os vereadores Kátia Rodrigues, Luciano Girão, Renan Colares, Pedro Matos, Iraguassú Filho, Moura Taxista, Juscelino Pinheiro, Germano He-man, Aldízio Oliveira, Paulo Pinho, Eulógio Neto e Roberto Rios.