Nesta terça-feira (13/04), data em que se celebra o aniversário de 295 anos da Capital, o prefeito José Sarto participou da primeira edição do telejornal Giro Fortaleza - Manhã, atração da nova grade jornalística da TV Terra do Sol (42.1), emissora oficial da Prefeitura de Fortaleza. Em resposta aos questionamentos da apresentadora Ana Cláudia Andrade, o gestor consolidou um balanço relacionado aos 100 primeiros dias de gestão.
Ao celebrar o patamar referencial ocupado pelo Município em âmbito nacional e regional, Sarto destacou os principais desafios enfrentados até então. “É uma honra e um desafio estar prefeito da quinta maior capital do País, do primeiro PIB do Nordeste, de uma cidade turística internacionalmente reconhecida. É também uma imensa responsabilidade gerenciar Fortaleza em meio a esta crise sanitária causada pela pandemia da Covid-19”, introduziu.
Além da atuação à frente da administração pública municipal, Sarto destacou a relação de afetividade construída com a Cidade ao longo de sua trajetória pessoal e profissional. “Fortaleza me acolheu quando eu tinha um ano de idade, como acolhe tantos outros. Aqui, eu estudei, eu me formei, eduquei meus filhos e, agora, é uma honra retribuir o carinho que recebi com o melhor dos meus esforços”, acrescentou.
Dentre as ações executadas e em execução em 2021, destacam-se a conciliação de eixos prioritários. No âmbito do enfrentamento à pandemia, a campanha de vacinação contra o novo coronavírus já aplicou, mediante agendamento, mais de 474 mil doses de imunobiológicos disponíveis.
“Fortaleza se destaca pela celeridade da campanha de vacinação, que vem avançando conforme o recebimento de novas doses enviadas pelo Ministério da Saúde. Em 4 dias, na Semana Santa, vacinamos, mediante agendamento, cerca de 90 mil pessoas em um mutirão com pontos descentralizados para a vacinação. Hoje, já avançamos bastante e estamos contemplando idosos acima de 61 anos”, pontuou.
O gestor enfatizou, ainda, a ampliação da capacidade assistencial dos equipamentos de saúde do Município. “Até o momento, já são 926 leitos exclusivos para o tratamento de pacientes acometidos pela Covid-19 disponibilizados. Esses indicadores já superam os alcançados durante o primeiro pico da pandemia no ano passado, quando cerca de 700 vagas foram abertas para a finalidade. No momento, nós continuamos expandindo os nossos esforços e vamos chegar a mais de 1.120 leitos”, assegurou.
As medidas intersetoriais implantadas incluem ações de assistência social. Dentre elas, estão a distribuição de kits de alimentação escolar a todos os alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino, a disponibilização de cestas básicas e a garantia de auxílios financeiros a milhares de pessoas, incluindo as categorias profissionais mais atingidas pela pandemia.
“Estamos garantindo uma renda mínima de 100 reais, pagos em duas parcelas, para setores específicos cadastrados. Além disso, dobramos para 100 reais o valor do Cartão Missão Infância, dentre outras medidas. Temos uma enorme parcela da população sendo assistida”, exemplificou.
Para incentivar a retomada econômica, Sarto elencou as decisões em vigor. “Isentamos permissionários de pagar qualquer valor à Prefeitura. Garantimos isenção de juros para quem aderir ao programa de pagamento do ISS, atendendo à demanda do setor produtivo. Além disso, adiamos a parcela de cota única do IPTU e anistiamos os permissionários dentro do programa de recuperação econômica que visa a atender esse setor e reaquecer a economia”, detalhou.
Por fim, ao celebrar a implantação da nova grade jornalística da TV Terra do Sol, Sarto parabenizou o trabalho desenvolvido pela equipe de Comunicação da Prefeitura de Fortaleza, que, por meio da difusão de informações responsáveis, tem prestado relevantes serviços à sociedade.
“O jornalismo tem informado, com transparência, as questões da nossa Cidade, levando orientação diante de muitos momentos importantes, como a campanha de vacinação, e promovendo conscientização diante do momento que estamos atravessando”, concluiu.