O prefeito José Sarto empossou, nesta sexta-feira (25/08), 219 novos profissionais que reforçarão a assistência aos pacientes do Instituto Dr. José Frota (IJF), unidade da Rede Municipal de Saúde que é referência regional no atendimento aos casos de fraturas e lesões de alta complexidade.
“O IJF é o maior equipamento de saúde do estado do Ceará, são 665 leitos. Hoje, a população recebe mais uma porção de servidores e, na nossa gestão, quase 500 concursados aprovados em 2016 e 2020 foram convocados. No IJF, são mais de 20 especialidades em plantão 24h, permanente. É uma equipe reconhecida nacionalmente pela excelência dos serviços prestados”, celebrou Sarto.
Galeno Taumaturgo, titular da Saúde municipal (SMS), também comemorou a posse dos novos servidores e destacou que o IJF é um hospital de referência no Brasil “O IJF recebe não apenas pessoas de Fortaleza, mas do Ceará e de todo o Nordeste. É a maior referência no atendimento a traumas, envenenamentos e queimaduras. É um momento histórico, onde grandes profissionais vêm para somar nesse grande time”.
Em junho deste ano, o prefeito sancionou a lei complementar que autorizou a criação de 217 cargos no quadro de funcionários do Hospital, o que permitiu a convocação de 256 aprovados em concursos públicos para vagas de nível médio e superior.
Nereu Barreira, cirurgião-dentista empossado nesta sexta-feira, comentou sobre a realização de ser aprovado no concurso e convocado para integrar o quadro funcional do IJF. “É uma satisfação imensa, um sonho realizado. Na minha área, cirurgia buco-maxilo, o IJF é uma referência e, profissionalmente falando, é uma realização estar aqui. Além disso, há todo um excelente suporte que o hospital e a Prefeitura dá”.
Dos 256 profissionais chamados para reforçar o quadro de funcionários da unidade, 219 comprovaram os requisitos para a efetivação do cargo e tomaram posse nesta sexta. São 79 enfermeiros, 54 técnicos em enfermagem, 30 fisioterapeutas, 20 técnicos em radiologia, 15 assistentes sociais, nove terapeutas ocupacionais, oito cirurgiões dentistas, três nutricionistas e um técnico de laboratório em análises clínicas.
Desde o início da gestão, 457 concursados já foram chamados ao IJF para o fortalecimento dos projetos de promoção da qualidade dos serviços, modernização das estruturas e garantia da segurança no tratamento dos usuários e na atuação dos profissionais. “São excelentes servidores que estão assumindo, todos na área assistencial. Isso vai dar um sangue novo para o hospital e para nossa força de trabalho. O prefeito Sarto foi muito sensível no atendimento das nossas reivindicações e, hoje, comemoramos junto às famílias. Lembrando que a qualificação do atendimento é nossa prioridade”, destacou Daniel Holanda, superintendente do IJF.
Além dos investimentos em recursos humanos, o IJF segue concretizando melhorias nos protocolos assistenciais e na aquisição de novas tecnologias em saúde, como a abertura dos serviços de diagnóstico e tratamento por Ressonância Magnética e Hemodinâmica, já inaugurados pelo prefeito José Sarto.
Participaram da cerimônia de posse dos novos servidores do IJF os vereadores Professor Enilson, Claudia Gomes, Katia Rodrigues, Carlos Mesquita, Gardel Rolim, Luciano Girão, Cônsul do Povo, Moura Taxista, José Freire e Tia Francisca. Também estiveram presentes os secretários Galeno Taumaturgo, Elpídio Moreira, Carlos Kléber, Isaac Andrade, Moacir Soares, Débora Marques, Didi Maravilha, Adail Fontenele, Renan Colares e Pedro França.
IJF - 24 horas de proteção à vida
Desde 1936, o Instituto Dr. José Frota (IJF), hospital da Prefeitura de Fortaleza, é referência regional na assistência adulto e pediátrica de vítimas de fraturas e lesões vasculares graves e de alta complexidade causadas, principalmente, por acidentes domésticos e de trabalho, colisões de trânsito e casos de violência interpessoal.
Apenas entre janeiro e junho de 2023, aproximadamente 32.200 novos pacientes foram acolhidos na Emergência da unidade, que funciona em plantão permanente, com mais de 20 especialidades clínicas e cirúrgicas.
A estrutura de atendimento aos usuários conta com 665 leitos, sendo 60 deles em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). De acordo com os registros, 50% das unidades de internação são ocupadas por pacientes da Capital, enquanto a outra metade acolhe pacientes de outros municípios do Ceará.
Além das enfermarias, o hospital possui 20 salas de cirurgia, centro de diagnóstico por Imagem, laboratório de análises clínicas, central e esterilização de materiais, consultórios e ambulatórios para tratamentos complementares.
Entre servidores e prestadores de serviços, cerca de 5.000 profissionais atuam direta e indiretamente no atendimento aos usuários, nas áreas assistenciais, administrativas e na manutenção predial e de equipamento