As famílias que moram no bairro Pici e adjacências passaram a contar com uma nova creche municipal, inaugurada nesta quarta-feira (03/07), pelo prefeito Sarto. O Centro de Educação Infantil (CEI) Abraão Lucca da Silva é o 33ª da modalidade, com berçário, inaugurado desde 2021. Com isto, a Rede Municipal de Ensino passa a contar com 187 CEIs no parque escolar, além das outras 11 unidades que estão em construção.
Durante a entrega, Sarto celebrou os bons frutos que a creche trará para a comunidade. “É muito bom vir aqui e receber o carinho dessas crianças, nos motivando a continuar com as mudanças que estamos fazendo na educação de Fortaleza. Essa área era abandonada e agora a gente transformou nessa creche que vai acolher as crianças da comunidade. Ao lado, também era uma área degrada e estamos fazendo uma pracinha, revitalizando toda essa área”, detalhou.
Com investimento de R$ 2,9 milhões, a estrutura possui 800 metros quadrados de área construída. O equipamento conta com berçário, salas de aula, banheiros com acessibilidade, cozinha, refeitório, despensa, lavanderia com depósito para material de limpeza, fraldário, lactário, secretaria, coordenação, sala de professores, entre outros espaços. O projeto contempla, ainda, área de lazer com playground, solarium e Sala de Inovação e Tecnologias.
“Na sala de inovação a gente coloca as crianças em contato sensorial com diversas formas de conhecer, de se desenvolver a partir do seu próprio mundo. Então aqui eles têm desenho, pintura, informática, são diversas ilhas de conhecimento que vão desde a ilha tecnológica, a ilha da natureza e da sustentabilidade, pensando no desenvolvimento integral da criança”, explicou Jefferson Maia, titular da Educação.
As 104 crianças atualmente matriculadas na creche recebem cinco refeições diárias e todo o material necessário, como fardamento, mochila, kit pedagógico e material de higiene para uso na rotina da unidade escolar.
Entre as beneficiadas, está Daniely Alcântara, mãe da Ana Lara. "A nova creche possibilitou um melhor desenvolvimento da minha filha, que antes passava muito tempo em frente às telas. Além disso, a creche está mais perto da nossa casa, o que facilitou bastante a rotina do dia a dia e me ajudou muito a me dedicar mais ao meu trabalho como manicure," ressaltou.
Para Dona Nena Oliveira, avó da Iris Horrana, a nova creche foi "uma benção". "Já é a terceira geração da minha família que frequenta as creches da Prefeitura no Pici e acredito que as crianças estão seguras e bem educadas. A presença da nova creche na comunidade ajuda muito," afirmou.
Ampliação do parque escolar
Além do bairro Pici, outras diversas localidades de Fortaleza foram beneficiados com novas creches, a exemplo de São Bento, Siqueira, Prefeito José Walter, Edson Queiroz, Itaperi, Cais do Porto, Sapiranga, São Bernardo, Barra do Ceará, Pirambu, Henrique Jorge e Jangurussu.
Assim, o parque escolar de Fortaleza teve um crescimento de 107,7% em relação ao ano de 2012, quando havia 90 unidades do tipo. Somadas aos 187 CEIs, outras 112 creches parceiras estão credenciadas à Rede Municipal de Ensino, reforçando a oferta e o atendimento para a população.
Política consolidada
Mais de 25,5 mil crianças de seis meses a três anos de idade compõem a terceira maior Rede Municipal de Ensino do Brasil quando se fala na etapa creche. Atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro, Fortaleza está entre as líderes nacionais no segmento, de acordo com informações do Censo Escolar 2023, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A série histórica de matrículas mostra que Fortaleza aumentou em 141% o número de estudantes de creche desde 2012, quando havia 10.593.