O prefeito José Sarto inaugurou, nesta terça-feira (09/04), dois novos equipamentos de educação no Residencial Cidade Jardim II (bairro José Walter): o Centro de Educação (CEI) Josias Rabelo Santos e a Escola Municipal Professor Noberto Nogueira Alves. Os investimentos nas duas unidades somam aproximadamente R$ 13 milhões, contemplando famílias que vivem no residencial.
A entrega das duas unidades é parte de um grande investimento da Prefeitura na educação, além de parte das comemorações do aniversário da cidade, conforme destacou Sarto durante a entrega.
“Na semana do aniversário de Fortaleza, que completa 298 anos, é um privilégio vir hoje no Zé Walter entregar o 32º CEI e a 13ª escola da gestão. Aqui teremos mais de mil alunos impactados com esses equipamentos. E em breve teremos mais escolas e CEIs a serem inaugurados pela cidade, com um projeto pedagógico que faz de Fortaleza a capital com a melhor educação do país”, celebrou ele.
Com a entrega dos equipamentos, as famílias da região garantem a educação de suas crianças do berçário até o 9º ano. Foi o que enfatizou o titular da Educação, Jefferson Maia.
“As crianças da região entram na rede educacional a partir do berçário, com o que há de melhor em estrutura, material pedagógico e profissionais, cumprindo o seu ciclo até o nono ano. Isso traz segurança em todos os aspectos, segurança alimentar, segurança pedagógica, e isso significa aprendizagem de qualidade e desenvolvimento da cidade como um todo”, afirmou o secretário.
O CEI atende 210 crianças do berçário ao Infantil III, com idades entre seis meses e três anos. Esta é a 32ª unidade com berçário entregue na gestão do prefeito Sarto, desde 2021. Com investimento de R$ 3.950.836,51, a estrutura conta com berçário, salas de aula, banheiros com acessibilidade, cozinha, refeitório, fraldário, lactário, entre outros espaços. O projeto contempla, ainda, área de lazer com playground, solarium e Sala de Inovação e Tecnologias.
O equipamento possibilita o pleno desenvolvimento dos pequenos nesta fase da vida e garante mais comodidade para as famílias, que poderão deixar os filhos em um ambiente saudável, seguro e com educação em tempo integral. Assim como nos outros CEIs da Rede Municipal de Ensino, as crianças matriculadas recebem cinco refeições diárias e todo o material necessário, como fardamento, mochila, kit pedagógico e material de higiene para uso na rotina da unidade escolar.
Clicia Lemos é mãe da Alicia Lemos, de 2 anos. Ela decidiu matricular a filha na creche após o diagnóstico de autismo de Alícia. Ainda passando pelo processo de adaptação, Clicia está confiante que o local dará condições para que sua filha se desenvolva da melhor maneira possível, através do auxílio de profissionais competentes e uma boa infraestrutura.
“No primeiro dia ela estava mais agitada, mas hoje já está interagindo com os colegas, chegou abraçando a professora. Está sendo maravilhoso, desde a matrícula, que foi bem rápida, até as professoras que estão dando toda a assistência”, contou ela.
Já a EM Professor Noberto Nogueira Alves é a 13ª nova escola entregue pela Prefeitura desde 2021. Similar à estrutura das Escolas de Tempo Integral do Município, a escola tem capacidade para cerca de 800 alunos, com estrutura formada por salas de aulas, laboratórios, biblioteca, Sala de Inovação Educacional, cozinha, refeitório, auditório, pátio com projeto paisagístico, ginásio (com quadra poliesportiva coberta, arquibancadas e alambrados), vestiários. Além de diretoria, secretaria, coordenação pedagógica e sala dos professores para os profissionais da educação.
O espaço é tão aconchegante para os alunos que deixa saudades em quem precisa deixar a escola. Arthur Oliveira está no 9º ano e tenta aproveitar ao máximo tudo que a escola oferta no seu último ano.
“Eu gosto muito da escola porque ela me deu muitas oportunidades. Minha matéria preferida é ciências e eu gosto muito quando os professores usam os laboratórios”, conta ele, que agora se prepara para a prova do Instituto Federal do Ceará (IFCE) através das aulas no contraturno também ofertadas pela EM.
Estiveram presentes na entrega os vereadores e suplentes Lúcio Bruno, Didi Mangueira, Luciano Girão, Fábio Rubens, Diógenes Madeira, Didi Maravilha, Elpidio Nogueira, Célia do Martins e Heitor Holanda, além dos secretários Alanderson Mangueira, Fernanda Gabriela, Lacerda Moreira, Ubiratan Teixeira e Angélica Leal.
O Residencial
O Residencial Cidade Jardim II faz parte do programa Minha Casa, Minha Vida e contou com a participação Prefeitura na entrega de 1,6 mil unidades habitacionais. Um trabalho social significativo foi realizado junto às famílias que vivem no local, proporcionando oportunidades de treinamentos, capacitações e noções de organização e convívio social. Essas ações fortalecem as famílias, permitindo experiências de empreendedorismo e ampliando as chances de inserção no mercado de trabalho, o que contribui para o aumento das condições de emprego e renda na região.