Com novos leitos, estrutura física moderna e ambientes adequados às normas vigentes, o novo Hospital Distrital Edmilson Barros de Oliveira (Frotinha da Messejana) foi entregue pelo prefeito José Sarto nesta segunda-feira (08/04). Após as intervenções, a unidade hospitalar ganhou incremento de, aproximadamente, 30% do número de leitos e da sua capacidade cirúrgica.
Sarto pontuou e celebrou, durante a entrega, números notáveis da nova estrutura do hospital: “Teremos aqui quase 500 servidores trabalhando principalmente na área de traumatologia e cirurgia geral, 24h por dia, sete dias da semana. Vamos ampliar as cirurgias para 350 por mês e a capacidade de atendimentos para seis mil. Toda a modernidade aqui está colocada nesse equipamento, entregue a população hoje, e estamos preparados para recebê-la”, disse ele.
O hospital possui 3.921 m² e recebeu investimento de R$ 17 milhões, com obras realizadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf). Toda essa estrutura oferta para os usuários, conforme destacou Sarto, uma capacidade mensal de aproximadamente 6 mil atendimentos de urgência e emergência, além de 350 cirurgias.
A unidade conta com diversas melhorias na estrutura e no fluxo, auxiliadas pela consultoria da Sociedade Israelita Albert Einstein, de São Paulo, e gestão da Fundação de Apoio à Gestão Integrada em Saúde de Fortaleza (Fagifor), conforme destacou o titular da Saúde, Galeno Taumaturgo.
“A gestão da Fagifor vem para dar praticidade e agilidade à gestão. Nesse caso, ela vem atrelada a assessoria do Einstein, que já tem experiência em hospitais do SUS. Então esse hospital vem realmente como um novo modelo de gestão, um novo modelo de fluxo, fazendo parte de toda essa revolução na saúde que o prefeito Sarto está fazendo na cidade”, afirmou o secretário.
Melhorias
A unidade foi contemplada com a reforma completa do centro cirúrgico, laboratório, bloco administrativo, coberta, salas de gesso e raio X.
Além disso, o espaço recebeu novas instalações elétricas e uma subestação de energia que gera mais estabilidade energética para a unidade.
No local foi desenvolvido projeto de ambientação com pintura, substituição de pisos e revestimentos.
Para gerar mais conforto aos pacientes, a unidade conta agora com a climatização na recepção, em todas as enfermarias, salas de atendimento e observação. Ainda pensando no bem estar dos usuários, as macas foram substituídas por camas.
Estrutura
Com a reforma, a unidade ganhou novos leitos à disposição da população, passando de 71 para 92, sendo 63 de enfermaria, 17 de observação, seis de recuperação, quatro de Unidade de Terapia de Urgência (UTU) e dois para pacientes com necessidade de manobras cardiorrespiratórias. A capacidade de cirurgias também foi ampliada, saltando de duas para três salas cirúrgicas.
A sala de pequenos procedimentos também recebeu melhorias, para garantir maior capacidade de suturas, drenagem de abcessos e demais intervenções.
Atendimento 24h
O Frotinha de Messejana oferta atendimento de urgência e emergência 24h, todos os dias da semana, com foco no acolhimento de pacientes com necessidades traumatológicas e cirúrgicas gerais.
Para acolher os pacientes, cerca de 490 profissionais vão atuar na unidade, entre médicos, enfermeiros e equipe multiprofissional.
Consultoria da Sociedade Israelita Albert Einstein
Conforme o secretário Galeno Taumaturgo detalhou durante a entrega do equipamento, um dos destaques do Frotinha de Messejana é que a unidade hospitalar será a primeira do Município gerenciada pela Fundação de Apoio à Gestão Integrada em Saúde de Fortaleza (Fagifor). A unidade também recebeu consultoria da Sociedade Israelita Albert Einstein, instituição de São Paulo reconhecida pela qualidade da assistência e práticas de gestão na área da saúde.
A parceria entre a SMS, Fagifor e o Albert Einstein tem como objetivo otimizar os recursos da unidade para o funcionamento com mais eficiência, orientando todos os protocolos desde as obras. Além disso, os fluxos de atendimento foram qualificados, para garantir a melhor eficiência nos serviços prestados, com foco na segurança do paciente e dos profissionais.
Atuação do Frotinha de Messejana na pandemia
No ano de 2021, já em obras, o Frotinha de Messejana teve que adiar temporariamente seu projeto de requalificação, para se adequar ao cenário pandêmico e acolher, de forma emergencial, pacientes acometidos com a covid-19 que precisavam de internação. A unidade destinou 62 leitos de média complexidade com capacidade para o uso de respiradores, exclusivos para pacientes com coronavírus.
A integração do hospital no projeto municipal de ampliação da capacidade da rede assistencial, diante do aumento de casos confirmados da covid-19, foi fundamental para salvar a vida de centenas de fortalezenses. No total, 354 pacientes foram atendidos na unidade.
Próximas intervenções na rede hospitalar
Em continuidade ao plano de modernização da rede hospitalar de Fortaleza, a próxima unidade que será entregue para a população totalmente requalificada será o Hospital Distrital Gonzaga Mota de Messejana (Gonzaguinha de Messejana). A unidade, que realiza pronto atendimento obstétrico 24h, ganhará nova estrutura física para qualificar o atendimento materno infantil.