A população da Granja Portugal, na Regional V, recebeu o posto de saúde Jurandir Picanço requalificado nesta segunda-feira (27/11). Esta é a 10ª unidade básica de saúde requalificada dentro do pacote de investimentos anunciado pelo prefeito José Sarto, visando melhorar a qualidade dos serviços oferecidos aos fortalezenses.
"Esta é a 10º unidade básica de saúde totalmente requalificada que a gente entrega à população. Neste momento, 29 estão sendo requalificadas, nós também estamos construindo 13 unidades do zero e seis estão sendo reconstruídas. Eu tenho certeza que em aproximadamente três meses já teremos um grande diferencial de qualidade na atenção básica à saúde de Fortaleza", afirmou o prefeito José Sarto.
Além dos investimentos em infraestrutura, o prefeito destacou a realização, em breve, do maior concurso público da saúde municipal de Fortaleza. "Serão mais de 2.200 vagas, incluindo as especialidades de ginecologia e pediatria", ressaltou Sarto.
Com o término das obras, a entrega beneficia tanto a população quanto os profissionais. Dentre as melhorias destacam-se as adaptações de acessibilidade, colocação do piso tátil, revisão das instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, instalação de torneiras com acionamento por cotovelo, pintura, recuperação estrutural e manutenção da coberta. As intervenções custaram R$ 792.126,69.
Segundo o titular da Saúde Galeno Taumarturgo, a requalificação foi pensada para garantir o bom funcionamento da unidade de saúde. "Foram realizadas melhorias de infraestrutura, dando uma condição melhor para que os profissionais trabalhem e principalmente para que o usuário tenha o atendimento de qualidade que tanto merece", destacou.
O secretário ressaltou que a entrega faz parte de um amplo pacote de reforma de unidades básicas de saúde. "É um pacote de 96 reformas de unidades. Hoje nós estamos entregando a décima e até o começo de janeiro nós teremos entregue a população cerca de 60 unidades totalmente requalificadas. Também serão 16 novas unidades, além de carretas móveis exercendo o papel de posto de saúde enquanto algumas unidades estão em obras, evitando a necessidade de deslocamento da população."
O posto de saúde possui quatro equipes da Estratégia Saúde da Família (PSF) e mais quatro equipes de Saúde Bucal, trabalhando em conjunto para atender aproximadamente 16 mil pessoas da comunidade. A estrutura física da unidade é composta por oito consultórios médicos e de enfermagem. Além disso, no local é oferecida uma gama de serviços, incluindo exames de prevenção, vacinação, regulação, acolhimento, dispensação de medicamentos, entre outros.
Da porta de casa, a balconista Ariane Andrade Ferreira vê o posto de saúde Jurandir Picanço. Morando em frente do local há mais de uma década, ela conta com o atendimento para toda a família. "A minha mãe usa bastante para estar no cuidado. Como ela tem expressão alta, e é bem próximo, em frente, qualquer coisinha ela está no posto, e sempre atendem, sempre estão dispostos a atender. Pra gente isso é gratificante."
Ela comparou o estado do posto antes e depois da requalificação. "Estava deteriorado, ficou muito bom, aconchegante", avaliiu Ariane. Entre os parentes com quem ela partilha a casa e os que residem na vizinhança, aproximadamente 10 familiares dela frequentam a unidade de saúde.
Participaram da inauguração os secretários Galeno Taumarturgo e Ubiratan Teixeira, os vereadores Didi Maravilha, Didi Mangueira, Emanuel Acrizio, Juscelino Pinheiro, Moura Taxista, Adail Junior, Aguiar Toba, Josivan Clube, Audizio Oliveira, Nega do Henrique Jorge e Professor Gerôncio.
Pacote de investimentos na saúde da Capital
- Construção de 16 novos postos de saúde: 13 unidades em construção
- Reforma de outros 96 postos: 10 unidades entregues e outras 29 em reforma
- Reconstrução total de nove postos: seis unidades em execução atualmente
- Novos quatro CAPS: uma unidade entregue
- Reestruturação das seis UPAs gerenciadas pelo Município: intervenções já iniciadas
- Implantação de nove farmácias polo: três unidades entregues
- Chamamento de médicos para compor a Atenção Primária à Saúde: 91 médicos convocados e 63 profissionais empossados na Rede de Atenção Psicossocial/Raps
- Ampliação do Consultório na Rua (seis carros atuando)
- Avanços no App Mais Saúde (três novos serviços entregues)
- Telemedicina (duas fases implantadas)
- Programa Vem Saúde:
• Tuk-Tuk dos remédios: seis triciclos elétricos (cada um pode carregar até 500 kg)
• Postos de saúde móveis: seis carretas / unidades móveis que ofertam todos os serviços da Atenção Primária (uma unidade em funcionamento)