O prefeito José Sarto vistoriou, nesta segunda-feira (04/11), o funcionamento do novo posto de saúde Fátima Maria Quezado Fernandes, localizado no bairro Praia do Futuro. A unidade iniciou os atendimentos em agosto, mas, devido às restrições do período eleitoral, o prefeito não pôde estar presente na cerimônia de inauguração. Segundo Sarto, o novo posto beneficia cerca de 10 mil pessoas e faz parte do maior pacote de investimentos na atenção básica de saúde já realizado em Fortaleza.
“No nosso pacote de saúde, foram construídos 18 postos de saúde do zero. Além disso, temos seis postos móveis, que são as carretas, e ainda nove unidades completamente demolidas e reconstruídas. Posso citar, por exemplo, o Carlos Ribeiro e o posto do Floresta. Nesta unidade, a previsão de atendimento é de aproximadamente 10 mil pessoas, aliviando a demanda de outros postos da região. Com esta inauguração, Fortaleza conta agora com 134 unidades de atenção básica, garantindo cobertura para cerca de 80% da população.”
O secretário executivo da Saúde (SMS), Júlio Ramón, reforçou a importância desse pacote de investimentos. “Esse pacote integrou, entre outras ações, a entrega de 18 novos postos de saúde à população, ampliando a rede de atendimento do município, que hoje possui 134 postos. É essencial refletirmos sobre o que foi realizado por este governo nos últimos quatro anos, especialmente na área da saúde. Houve uma ampliação e melhoria significativas da rede de atendimento, principalmente em áreas onde o serviço era inexistente ou precário, com apenas um posto para uma população enorme. Um exemplo disso é essa área, que antes era atendida apenas pelo posto Frei Tito, e que agora conta com uma nova unidade, permitindo dividir a demanda e assegurar um atendimento mais eficiente à população”, comentou.
A estrutura do novo posto inclui três consultórios, sala de odontologia, sala de procedimentos, sala de vacinas, sala de observação, farmácia, sala de educação em saúde e banheiros acessíveis. A unidade oferece serviços como exames laboratoriais, entrega de medicamentos, prevenção ginecológica, vacinação, testes rápidos (HIV, sífilis, hepatites, gravidez, covid-19), verificação de pressão arterial e glicemia, pequenos curativos e procedimentos.
O investimento na nova unidade de atenção básica foi de R$ 1,6 milhão.