O prefeito José Sarto fiscalizou, nesta quarta-feira (23/10), as obras da ponte da Rua Manaus, no bairro Dom Lustosa. A intervenção está com 72% de conclusão e deve ser entregue no primeiro trimestre do próximo ano.
“Essa é uma reivindicação de muito tempo da comunidade do Dom Lustosa, que usava uma estrutura totalmente arcaica de madeira, colocando em risco a vida de quem transitava por aqui. Agora, nós não vamos fazer apenas a ponte, mas toda a requalificação do entorno, melhorando a trafegabilidade dos moradores deste bairro e do entorno”, afirmou Sarto durante a visita.
O investimento total na obra é de R$ 4,2 milhões e, além da ponte, com área de 65 metros de comprimento por 8,2 metros de largura, inclui também a construção de guarda-corpo, pavimentação e sinalização da área. A intervenção está sendo feita entre a rua Manaus e a rua Dr. Vale Costa, sobre o Riacho Cachoeirinha, afluente do Rio Maranguapinho, permitindo o tráfego até a Avenida Mister Hull.
O local conta com uma passarela onde a população pode se deslocar a pé. Para o deslocamento através de motos e carros, no entanto, era necessário realizar um grande desvio. Com a ponte, o tempo desse tipo de deslocamento irá diminuir cerca de 15 minutos, facilitando o acesso entre bairros.
“Quem vai do Antônio Bezerra ao Conjunto Ceará, por exemplo, não vai mais precisar ir até a Avenida Perimetral, o que diminui o tempo de deslocamento. Além disso, nesta rua, a prefeitura também está construindo um novo posto de saúde, o que aumenta ainda mais a importância dessa ponte para a comunidade, fazendo uma ligação entre bairros densamente povoados”, explicou Samuel Dias, titular da Infraestrutura.
A equipe de obra já realizou o escoamento hidráulico na calha do rio, permitindo que a água possa escoar com mais facilidade no período de chuvas, onde ocorrem muitos alagamentos na região. Neste momento, está sendo feita a concretagem da ponte e colocação das vigas.