O Prefeito José Sarto inaugurou, nesta quarta-feira (12/06), o 121° posto de saúde de Fortaleza. Localizado no bairro Edson Queiroz, o posto Doutor Sergio Gomes de Matos é o quinto novo da gestão e faz parte do pacote de investimentos da área da saúde do município, ampliando a cobertura da rede de atenção básica.
“Esta era uma demanda antiga da comunidade do residencial, e estamos atendendo. É a quinta unidade completamente nova entregue pela gestão, nós também já inauguramos postos no Carlito Pamplona, no Siqueira, no Planalto Ayrton Senna e no José Walter. Tem ainda mais 13 unidades quase prontas para serem inauguradas. Lembrando que temos investido também em reformas, postos móveis, entrega de medicamentos à domicílio e telemedicina”, destacou Sarto.
O equipamento beneficiará mais de 8 mil pessoas do bairro e seu entorno. As obras foram executadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), com investimento de, aproximadamente, R$ 1,4 milhão.
A unidade conta com três consultórios gerais, sala de odontologia, sala de prevenção ginecológica, sala de procedimentos, sala de vacina, sala de observação, farmácia, sala de educação em saúde e banheiros com acessibilidade.
“Este é um posto modelo, completo. Estamos atendendo uma comunidade que tinha uma carência muito grande, que precisa se deslocar bastante para outra unidade de saúde, o Mattos Dourado. Com o novo posto, além deles serem melhor atendidos, conseguimos também desafogar a demanda nas nossas outras unidades de saúde. E ele já está com todos os equipamentos, pronto para iniciar os atendimentos”, informou Galeno Taumaturgo, titular da Secretaria Municipal da Educação (SMS).
Além desta unidade, o pacote de investimento já entregou para os fortalezenses outros 18 postos reformados e dois totalmente requalificados, além de seis postos itinerantes pelo Programa Vem Saúde.
Maria Aparecida Freire é moradora do residencial Yolanda Queiroz há seis anos, ela conta que a nova unidade era muito aguardada por todos os moradores. “Olha, ficou muito bom. Antes a gente precisava ir até o final do bairro, lá embaixo, já perto da avenida Washington Soares. Além disso, eu sou hipertensa e preciso sempre de medicamentos, então ter um posto aqui perto é ótimo”.
Lorena da Conceição também é moradora do residencial e concordou com a colega. “É uma maravilha, uma benção. Só de não ter que andar tanto, já é uma vitória. Muito bom mesmo, só posso agradecer”.