O prefeito José Sarto participou, nesta sexta-feira (11/08), da abertura das ações do TCEduc em Fortaleza. O evento, sediado na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) e promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) e Instituto Plácido Castelo (IPC), tem por objetivo orientar gestores e servidores públicos acerca de temas relevantes da administração estatal, bem como fornecer ao cidadão instrumentos de transparência e conhecimentos para o controle social.
“Hoje é um dia para celebrar a interlocução entre o poder público, Prefeitura e Câmara, e a instância de controle. É uma oportunidade para gestores e cidadãos se aproximarem e entenderem as funções do TCE. Hoje em dia, por conta da modernização dos tribunais de contas e dos poderes, tornou-se mais fácil essa articulação, facilitando a gestão pública, transparência e controle interno das instituições”, celebrou Sarto
Na ocasião, o prefeito também frisou que a Prefeitura de Fortaleza tem trabalhado de forma cada vez mais empenhada na promoção da transparência e do controle interno. Em 2022, o Portal da Transparência de Fortaleza conquistou o título de mais transparente do Brasil de acordo com estudo da Universidade de São Paulo (USP). A gestão também lançou iniciativas como os prêmios Fortaleza Transparente e Fortaleza no Controle, além de sancionar o novo Código de Ética, Conduta e Integridade da Administração Pública.
O vereador Gardel Rolim, presidente da CMFor, também celebrou a iniciativa. “É um momento para treinar e qualificar os nossos gestores públicos. O TCE é um dos órgãos mais importantes da administração pública, uma vez que tem uma participação importante na democracia do nosso país. É com eles que temos a aplicação do rigor da lei e a avaliação das contas de municípios e câmaras”.
Na edição Fortaleza, o projeto TCEduc promove um ciclo de formações em temas como Governança, Nova Lei de Licitações, Fiscalização e Prestações de Contas. A iniciativa também discutiu ações educacionais voltadas para o melhoramento do controle social e aperfeiçoamento profissional, operacional e tecnológico dos servidores públicos municipais e estaduais dos poderes Executivo e Legislativo.