O prefeito José Sarto participou, nesta sexta-feira (01/09), da cerimônia de celebração aos aniversários dos programas Crediamigo e Agroamigo, que comemoram 25 e 18 anos de existência respectivamente. Os programas de microcrédito orientado visam à redução das desigualdades sociais e pobreza na região Nordeste e são geridos pelo Banco do Nordeste (BNB).
“Quando fortalecemos o empreendedorismo, estamos dando oportunidades, incentivando novos empregos e estimulando mais renda para as famílias. Com o Crediamigo e o Agroamigo, o BNB está contribuindo para transformação social e redução de desigualdades. São sonhos que estão se realizando. Parabéns ao Banco do Nordeste pelas iniciativas”, afirmou o prefeito José Sarto.
Paulo Câmara, presidente do Banco do Nordeste, comentou sobre o caráter social dos programas e destacou que o microcrédito orientado é uma política fundamental para que pequenos empreendedores urbanos e rurais possam conquistar maior autonomia e fomentar o desenvolvimento econômico e social da região.
“São dois programas de microcrédito que têm como propósito a inserção social, o aumento da renda familiar e a melhoria da qualidade de vida nas áreas urbana e rural da nossa região. O acesso ao crédito é fundamental para esses fins, principalmente quando é acompanhado da orientação e da capacitação, como nós fazemos, pois oferece oportunidade para que os clientes possam crescer e desenvolver integralmente suas potencialidades”, declarou Câmara,
O programa Crediamigo atende cerca de duas milhões de pessoas em quase dois mil municípios. O objetivo do Crediamigo é contribuir para o desenvolvimento socioeconômico dos empreendedores e empreendedoras, por meio de produtos e serviços de microfinanças e orientação empresarial, de forma sustentável, oportuna e de fácil acesso.
Por sua vez, o Agroamigo atende a 1,3 milhão de produtores rurais com microcrédito orientado. A carteira ativa do programa supera a marca dos R$ 6,6 bilhões e tem como missão promover a geração de renda, inclusão produtiva e diversificação das atividades econômicas no sertão nordestino. De acordo com os dados do BNB, o perfil dos clientes desta modalidade mostra que 75% estão na região do semiárido e quase a metade (47,5%) são mulheres.
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, também celebrou o fomento ao crédito orientado e destacou que a superação das desigualdades sociais é uma das prioridades do Governo Federal.
"O dinheiro que existe nesse país precisa circular nas mãos de muita gente. Essa muita gente que compra alguma coisa, que produz alguma coisa, que faz gerar mais emprego e renda. Aí, com o crédito, a gente percebe que vai acontecer duas coisas: a economia vai crescer, mas não só crescer, mas sendo distribuída. A gente não pode só ver na televisão que o PIB cresceu, mas não foi distribuído", destacou Lula.