O prefeito José Sarto sancionou, nesta segunda-feira (13/12), a lei nº 11.199, que dispõe sobre a criação do Programa de Financiamento de Custos de Pós-Graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado) para os servidores da Educação de Fortaleza. A ação faz parte do Observatório da Educação, que ofertará 1.000 vagas de mestrado e doutorado aos profissionais. A iniciativa cumpre compromisso do Plano de Governo, no que se refere à política de formação profissional.
O Programa de Financiamento de Pós-graduação Stricto Sensu deve beneficiar até 700 professores, até 2024. O investimento total para o financiamento é de R$ 32.160.000,00.
Além disso, por meio de um Protocolo de Intenções com os reitores de universidades cearenses, com o intuito de celebrar convênios, serão ofertadas 300 vagas de mestrado e doutorado para docentes, que também deve ocorrer até 2024, contabilizando um investimento do Município na ordem de R$ 8.500.000,00. O protocolo já foi assinado no último mês de outubro.
Serão beneficiados com as vagas de formação continuada os profissionais que compõem o quadro efetivo do grupo magistério nas funções de professor, supervisor, orientador educacional e técnicos em educação que atuam nas diversas instâncias da Secretaria Municipal da Educação (SME) de Fortaleza.
Observatório da Educação
Desenvolver pesquisas educacionais junto à Rede Municipal de Ensino, procurando investigar como políticas, programas e projetos são implementados e de que forma eles repercutem no sistema educacional e no desempenho escolar dos alunos, contribuindo para a qualificação dos profissionais e, consequentemente, no desenvolvimento de políticas educacionais mais próximas da realidade escolar e socioeconômica da população da capital cearense. Esse é o principal objetivo do Observatório da Educação sob múltiplos olhares.