O prefeito José Sarto recebeu, nesta terça-feira (29/06), representantes do movimento LGBTQIA+ em Fortaleza. Durante a reunião, realizada no Paço Municipal, o prefeito garantiu que o Centro de Referência Janaína Dutra terá as condições necessárias para o pleno funcionamento e determinou a criação de um Grupo de Trabalho para a discussão e elaboração de políticas públicas para o segmento LGBTQIA+.
O encontro teve o objetivo de abrir diálogo com o movimento, após ocupação do Centro de Referência Janaína Dutra, na tarde de segunda-feira (28/06).
“Assim que soube da ocupação, designei os secretários de Governo (Segov), Renato Lima, e dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), Cláudio Pinho, para conhecer o pleito. Fiz questão de recebê-los logo. Reconheço a causa, compreendo a urgência dela e estou aqui para reafirmar compromissos”, explicou.
Sarto também garantiu a adoção de medidas para cumprir o orçamento previsto ao longo de 2021. De acordo com ele, para reduzir o número de homicídios contra pessoas LGBTQIA+ são necessárias políticas públicas eficientes e, por isso, a criação de um Grupo de Trabalho, com a participação de todos os segmentos envolvidos, será fundamental.
“Desde que assumi esse desafio de governar Fortaleza, minha prioridade é a proteção da vida, a segurança alimentar e a garantia de direitos a todos e todas”, assegurou.
Participaram da reunião representantes do Fórum Cearense LGBT, Ari Areia; da Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas (Renfa), Erika Loka; da Associação de Travestis e Mulheres Transexuais do Estado do Ceará (Atrac), Andrea Rossati; da União Estadual dos Estudantes (UEE), André Marinho; do Grupo de Resistência Asa Branca (Grab), Dário Bezerra; das Mães Pela Diversidade, Gioconda Aguiar; e a vice-Presidente da Comissão da Diversidade Sexual e Gênero da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE), Thamires Alves Garcia.
Também estiveram no encontro os vereadores Ronivaldo Maia (PT), Larissa Gaspar (PT) e a co-vereadora Lila M. Salu (Psol).