O prefeito José Sarto visitou, nesta segunda-feira (30/12), as obras da Escola de Tempo Integral (ETI) São Bento, no bairro Paupina. Com previsão de entrega para fevereiro de 2025, os serviços estão com 92% de conclusão e a nova unidade vai beneficiar 480 estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Como pontuou Sarto, esta será a primeira a contar com uma rampa de acessibilidade. O prefeito também destacou que a atual gestão foi responsável pela universalização da oferta de ensino em tempo integral.
“As matrículas já poderão ser feitas a partir de fevereiro. Esta escola traz uma inovação: é a primeira a contar com uma rampa de acessibilidade, além do elevador e das escadas. Já entregamos 10 escolas de tempo integral, dezenas de Areninhas, 34 supercreches, sendo que 10 delas estão em construção, algumas com mais de 90% da obra física concluída, prontas para iniciar o ano letivo de 2025, em fevereiro”.
A nova escola contará com 12 salas de aulas temáticas, três laboratórios, biblioteca, cozinha, refeitório, auditório, sala dos professores, pátio com projeto paisagístico, ginásio (com quadra poliesportiva coberta, arquibancadas e alambrados), vestiários e depósitos.
Dalila Saldanha, titular da Secretaria Municipal de Educação (SME), afirmou que as novas ETIs contam não apenas com uma estrutura de qualidade, mas também um projeto pedagógico que prioriza o desenvolvimento humano e emocional dos estudantes de maior vulnerabilidade social.
“Esta escola de tempo integral já conta com um modelo pedagógico que prioriza a vulnerabilidade. Nossa educação em tempo integral é voltada para os estudantes mais vulneráveis, seja em relação à renda per capita da família, deficiência, órfãos da Covid, ou crianças e adolescentes em casas de acolhimento. Portanto, todo o nosso modelo de tempo integral tem um objetivo claro: promover a proteção social e, sobretudo, garantir a aprendizagem na idade certa. Isso é fruto de uma prioridade política, liderada pelo prefeito Sarto, com investimentos e competência técnica, o que fez de Fortaleza uma referência nacional em alfabetização entre as capitais”.
Fortaleza como referência nacional
A capital cearense é líder em cobertura de tempo integral no Brasil, com 64,8% dos estudantes matriculados na modalidade. O avanço também se reflete em obras de infraestrutura educacional realizadas entre 2021 e 2024:
34 Centros de Educação Infantil (CEIs);
10 escolas de tempo integral;
7 escolas de tempo parcial;
22 escolas areninhas;
49 escolas requalificadas;
48 quadras requalificadas.
A Escola de Tempo Integral São Bento simboliza mais um passo importante para oferecer educação de qualidade e oportunidades de desenvolvimento integral aos jovens de Fortaleza.