O prefeito José Sarto visitou as obras do Estádio Presidente Vargas, segunda maior praça esportiva da Capital, que chegaram aos 95% de conclusão dos serviços, na manhã desta quinta-feira (09/12). Além da troca do gramado, o trabalho inclui manutenção nos vestiários, modernização da iluminação e melhoria das estruturas metálicas.
A obra, iniciada em julho deste ano, já finalizou os serviços de remoção do antigo gramado, instalação do sistema de drenagem e terraplanagem no campo. Atualmente as equipes trabalham na finalização do novo gramado.
Durante a visita, Sarto ressaltou que o PV “é um grande centro tradicional do esporte cearense”. “Aqui, tivemos jogos memoráveis que guardam consigo a história do futebol. Já temos 95% das obras concluídas, a grama está quase toda implantada. Ainda temos alguns detalhes de manutenção para acertar, mas esperamos entregar por volta de março de 2022 essa praça pronta para o desportista cearense”, declarou o prefeito.
Na fase atual, as equipes estão concluindo o plantio de grama natural, com previsão para finalização deste serviço nesta sexta-feira (10). Após finalizado, irão continuar trabalhando no manejo da grama até que ela esteja apta para uso e, posteriormente, será feita a demarcação do campo e a instalação das bases para as traves.
O projeto prevê a revitalização de todo o campo da praça esportiva com a instalação de 8.250 m² de grama Bermuda Celebration. Anteriormente, o PV dispunha de um mix de gramas, que acabava gerando desnível no campo.
A troca do gramado era uma reivindicação antiga da população, lembrou o secretário da Infraestrutura de Fortaleza, Samuel Dias. “Muitos jogos deixaram de acontecer aqui por causa disso e agora tá sendo concluída essa demanda, com um novo gramado, uma nova drenagem e nova irrigação, trazendo o padrão das melhores praças esportivas do Brasil”, disse.
Manutenção das estruturas
Além do plantio da nova grama, o Estádio Presidente Vargas passará por diversos serviços de manutenção. Por exemplo, pintura dos corrimãos; recuperação do alambrado; manutenção das cadeiras das arquibancadas; ajuste nos forros; correção de infiltrações; reparos hidráulicos, elétricos e de iluminação; além da manutenção dos vestiários, com o reparo dos armários, pintura e troca do gramado sintético de aquecimento dos jogadores.
“A Fifa tá sempre aumentando o padrão de qualidade exigido dos estádios, vamos também adequar e modernizar a iluminação e fazer a manutenção de todo o estádio, com pintura, melhoria nas estruturas metálicas, nas cadeiras das arquibancadas e nos vestiários”, complementou o secretário.
A revitalização está sendo realizada pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf). Com investimento de R$ 2,5 milhões, aproximadamente, a obra de requalificação do campo possibilitará o retorno dos treinos e competições oficiais de futebol a partir do primeiro semestre de 2022.