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21 de March de 2025 em Turismo

Secretaria do Turismo de Fortaleza divulga diagnóstico inicial e ações estratégicas para o setor

A partir de demandas do trade turístico, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Setfor, vai ofertar mais de 100 vagas de capacitação de mão de obra para profissionais do setor


a foto mostra o show de Marcelo D2 na Praia de Iracema, destacando o público na frente do palco
De acordo com o monitoramento do Observatório do Turismo, o Ciclo Carnavalesco teve impacto de quase R$ 1 bilhão na economia de Fortaleza (Foto: Marcos Moura)

A Secretaria do Turismo de Fortaleza (Setfor) iniciou 2025 esvaziada, com ausência de contratos básicos, como o de manutenção do Observatório do Turismo, que é o núcleo de estudos e pesquisas que acompanha e monitora o fluxo de turistas e os impactos na economia da cidade. O núcleo é fundamental para o direcionamento eficaz das políticas públicas voltadas para o turismo de Fortaleza.

Para viabilizar o Observatório, que precisava de um contrato para monitorar os dados do Ciclo Carnavalesco, foi necessário refazer rotas e encontrar estratégias internas. "Foi o Observatório que identificou o impacto de quase R$ 1 bilhão na economia da cidade", explica a secretária Denise Carrá.

Entendendo o turismo como um investimento estratégico, capaz de gerar empregos e renda, tanto direta quanto indiretamente, a participação em grandes eventos de divulgação do destino Fortaleza, tanto no Brasil quanto no exterior, é relevante. Com os altos custos dessas feiras, as secretarias buscam parcerias com o Governo Federal. No entanto, por falta de critérios mínimos, como a existência de um site específico para o turismo, Fortaleza ficou de fora do estande da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) nas feiras de Berlim e Lisboa. Denise acrescenta que, "gradativamente, Fortaleza foi perdendo espaço". Segundo ela, estar em destaque em eventos nacionais e internacionais é "fundamental para a promoção da cidade".

Com poucos recursos, o foco da atual gestão foi buscar um engajamento ainda mais próximo com o trade turístico. Foram realizadas pelo menos 15 reuniões ao longo dos primeiros 70 dias do ano, especificamente, com representantes do turismo. Conhecer detalhadamente suas demandas e buscar parcerias efetivas para o melhor desenvolvimento de projetos, diante da atual situação financeira e dos gargalos encontrados, foi uma das estratégias adotadas pela nova gestão.

Como resultado disso, já em abril, serão ofertadas mais de 100 vagas para cursos de qualificação e atualização para trabalhadores do turismo de Fortaleza, por meio de uma grande parceria entre a Setfor e o Instituto Centro de Ensino Tecnológico do Ceará (Centec). "Uma das principais demandas de representantes do trade é a qualificação continuada da mão de obra. Caímos em campo e alinhamos estratégias junto ao Centec para a construção de uma ação conjunta, que pudesse trazer respostas imediatas ao segmento", afirma Denise.

A nova campanha para divulgação de Fortaleza fora de suas fronteiras já está em desenvolvimento. A partir de sua consolidação, o novo site do turismo da cidade deverá entrar em funcionamento, o que facilitará novos acordos e convênios.

Outra estratégia adotada é pesquisar não apenas o perfil e o contexto de quem chega a Fortaleza, mas investigar no país quem não vem a Fortaleza, para, assim, entender as razões e adequar o que for necessário para uma maior atração desses possíveis visitantes.

"O prefeito Evandro Leitão sabe das potencialidades de Fortaleza, tanto para seus moradores quanto para os visitantes. Neste primeiro momento, as ações que envolvem maiores investimentos são as emergenciais. Enquanto isso, vamos lançar mão de uma equipe qualificada e de acordos estratégicos, até que, em um cenário de maior equilíbrio financeiro, possamos levar o nome de nossa Fortaleza para os quatro cantos do globo", acrescenta a titular da pasta.

Secretaria do Turismo de Fortaleza divulga diagnóstico inicial e ações estratégicas para o setor

A partir de demandas do trade turístico, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Setfor, vai ofertar mais de 100 vagas de capacitação de mão de obra para profissionais do setor

a foto mostra o show de Marcelo D2 na Praia de Iracema, destacando o público na frente do palco
De acordo com o monitoramento do Observatório do Turismo, o Ciclo Carnavalesco teve impacto de quase R$ 1 bilhão na economia de Fortaleza (Foto: Marcos Moura)

A Secretaria do Turismo de Fortaleza (Setfor) iniciou 2025 esvaziada, com ausência de contratos básicos, como o de manutenção do Observatório do Turismo, que é o núcleo de estudos e pesquisas que acompanha e monitora o fluxo de turistas e os impactos na economia da cidade. O núcleo é fundamental para o direcionamento eficaz das políticas públicas voltadas para o turismo de Fortaleza.

Para viabilizar o Observatório, que precisava de um contrato para monitorar os dados do Ciclo Carnavalesco, foi necessário refazer rotas e encontrar estratégias internas. "Foi o Observatório que identificou o impacto de quase R$ 1 bilhão na economia da cidade", explica a secretária Denise Carrá.

Entendendo o turismo como um investimento estratégico, capaz de gerar empregos e renda, tanto direta quanto indiretamente, a participação em grandes eventos de divulgação do destino Fortaleza, tanto no Brasil quanto no exterior, é relevante. Com os altos custos dessas feiras, as secretarias buscam parcerias com o Governo Federal. No entanto, por falta de critérios mínimos, como a existência de um site específico para o turismo, Fortaleza ficou de fora do estande da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) nas feiras de Berlim e Lisboa. Denise acrescenta que, "gradativamente, Fortaleza foi perdendo espaço". Segundo ela, estar em destaque em eventos nacionais e internacionais é "fundamental para a promoção da cidade".

Com poucos recursos, o foco da atual gestão foi buscar um engajamento ainda mais próximo com o trade turístico. Foram realizadas pelo menos 15 reuniões ao longo dos primeiros 70 dias do ano, especificamente, com representantes do turismo. Conhecer detalhadamente suas demandas e buscar parcerias efetivas para o melhor desenvolvimento de projetos, diante da atual situação financeira e dos gargalos encontrados, foi uma das estratégias adotadas pela nova gestão.

Como resultado disso, já em abril, serão ofertadas mais de 100 vagas para cursos de qualificação e atualização para trabalhadores do turismo de Fortaleza, por meio de uma grande parceria entre a Setfor e o Instituto Centro de Ensino Tecnológico do Ceará (Centec). "Uma das principais demandas de representantes do trade é a qualificação continuada da mão de obra. Caímos em campo e alinhamos estratégias junto ao Centec para a construção de uma ação conjunta, que pudesse trazer respostas imediatas ao segmento", afirma Denise.

A nova campanha para divulgação de Fortaleza fora de suas fronteiras já está em desenvolvimento. A partir de sua consolidação, o novo site do turismo da cidade deverá entrar em funcionamento, o que facilitará novos acordos e convênios.

Outra estratégia adotada é pesquisar não apenas o perfil e o contexto de quem chega a Fortaleza, mas investigar no país quem não vem a Fortaleza, para, assim, entender as razões e adequar o que for necessário para uma maior atração desses possíveis visitantes.

"O prefeito Evandro Leitão sabe das potencialidades de Fortaleza, tanto para seus moradores quanto para os visitantes. Neste primeiro momento, as ações que envolvem maiores investimentos são as emergenciais. Enquanto isso, vamos lançar mão de uma equipe qualificada e de acordos estratégicos, até que, em um cenário de maior equilíbrio financeiro, possamos levar o nome de nossa Fortaleza para os quatro cantos do globo", acrescenta a titular da pasta.