Fortaleza será novamente a capital do turismo nesta sexta-feira e sábado (22 e 23/10), quando sediará a 10ª BTM - Brazil Travel Market (BTM), no Centro de Eventos. Assim como na 48ª ABAV Expo & Collab, no início deste mês, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal do Turismo (Setfor), marca presença no evento, com um estande próprio.
No local, serão divulgados as ações e projetos lançados neste ano pela pasta, com a retomada gradual das atividades. A BTM é considerada uma das mais importantes do País e conta com a chancela do Ministério do Turismo e da Embratur. A estimativa dos organizadores é de que mais de mil agentes de viagens visitem a feira nos dois dias de evento.
Para ter acesso ao local, os visitantes terão que apresentar comprovante de vacinação completa, com a segunda dose da vacina tendo sido recebida há mais de 15 dias do início do evento. Quem ainda não tomou a D2, deve apresentar o comprovante da primeira dose + teste de tipo antígeno ou RT-PCR com resultado negativo, realizado até 24 horas antes. Também será solicitado documento oficial de identificação com foto. O uso de máscara é obrigatório, podendo ser do tipo cirúrgica ou dos modelos N-95 ou PFF2.
O prefeito José Sarto deseja boas-vindas aos participantes que vêm de outras cidades, estados e também do exterior, e destaca o potencial turístico que faz de Fortaleza uma referência, atraindo eventos desse porte. “Para nós, é um grande orgulho sediar este importante evento, pois reforça o nosso turismo como estratégia de retomada econômica. Fortaleza é um dos destinos mais buscados do País e continuaremos investindo em ações que valorizem esse potencial, pois o turismo beneficia vários setores, não só a rede hoteleira e os restaurantes, mas também pequenos empreendedores”, afirma o prefeito.
O secretário do Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, destaca a importância do evento para a cidade. “É uma grande alegria receber mais uma feira de turismo em Fortaleza após todo esse período em que o setor sofreu por conta da pandemia do novo coronavírus. A vinda da BTM, logo após a realização da ABAV Expo & Collab, é uma mostra da força do turismo local e impulsiona o setor, que está ávido por voltar ao ritmo de antes”, diz. Alexandre ressalta ainda o significado do evento para a economia. “Além disso, o turismo de eventos é o que traz um ticket médio mais alto, injetando um bom dinheiro na economia local”, conclui.
Desde antes da pandemia, Fortaleza vinha sempre em destaque nos rankings de busca de viagem. Importante hub aéreo e destino de férias e de negócios, a cidade ficou em primeiro lugar entre os destinos mais procurados no Brasil em agosto deste ano, de acordo com pesquisa recente divulgada pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa).