
A Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec) comemora, nesta quinta-feira (08/01), 13 anos de atuação em Fortaleza. Ao longo desse período, a instituição consolidou avanços significativos na modernização de seus serviços e no desenvolvimento de ações de cidadania, com o objetivo de estabelecer e implementar políticas públicas, diretrizes e programas voltados à proteção social, à prevenção da violência, à mediação de conflitos, à formação continuada dos servidores e à participação cidadã na gestão da segurança e da Defesa Civil.
Reconhecendo a importância estratégica da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), a Prefeitura reforçou o protagonismo da instituição com a nomeação da primeira mulher a comandar a corporação com 66 anos de história, além da convocação de todos os candidatos aprovados no último concurso público, sendo 254 chamados em fevereiro de 2025 e 279 nomeados em janeiro deste ano. A gestão também promoveu a reestruturação organizacional da GMF, fortalecendo uma atuação mais territorializada e de proximidade com a comunidade, além da promoção de 253 servidores aos cargos de subinspetor e inspetor.
Outro marco foi a entrega da sede própria da Sesec, localizada no Centro Integrado de Segurança Cidadã (CisFor), proporcionando melhores condições de trabalho, integração entre os órgãos e mais eficiência na prestação dos serviços à população.
Paralelamente ao fortalecimento do efetivo, a Prefeitura investiu no reaparelhamento da Guarda Municipal, com a ampliação da frota, modernização tecnológica e aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Ao todo, foram entregues novos fardamentos, coturnos, cintos de guarnição, gandolas, camisas táticas, gorros, bonés e boinas, além de coletes balísticos, capacetes balísticos, protetores solares e kits para motociclistas.
A GMF também recebeu, por meio de parceria com o Governo do Estado, 400 pistolas calibre .40 e 29 espingardas calibre 12, reforçando a capacidade operacional dos agentes e ampliando a segurança no exercício das atividades.
Entre as iniciativas de destaque está o lançamento da Guarda Comunitária Escolar (GCE), programa voltado à promoção da segurança no ambiente escolar, com atuação preventiva, aproximação com a comunidade educativa e desenvolvimento de ações educativas que contribuem para a construção de uma cultura de paz nas unidades de ensino da rede municipal.
O investimento na formação e capacitação continuada dos profissionais de segurança também é um dos eixos prioritários da gestão. Criada em 2013, a Academia Municipal de Segurança Cidadã (Amsec) tem como missão promover a formação integral dos agentes, alinhando teoria, prática, experiências e estudos às demandas do trabalho diário. Somente em 2025, mais de 3.590 profissionais foram capacitados.
Também merecem destaque o lançamento do Pacto pela Segurança Cidadã – Pelotão das Regionais, iniciativa que fortalece a presença territorial da Guarda Municipal nas regionais da cidade, ampliando o patrulhamento preventivo e a articulação com as comunidades; o projeto Cá entre Nós, que promove rodas de conversa com homens para debater a prevenção da violência contra a mulher; e a entrega das reformas das bases da Inspetoria de Salvamento Aquático (ISA) da GMF.
Na área da Defesa Civil, a Sesec avançou com a implantação da ferramenta Defesa Civil Alerta, a reavaliação das áreas de risco e o lançamento do Plano Municipal de Redução de Riscos, voltado ao planejamento de políticas públicas de prevenção e redução de desastres. Também foram instaladas 10 estações meteorológicas para monitoramento da temperatura urbana, identificação de ilhas de calor e registro pluviométrico, além da implantação de duas novas ecobarreiras na região da Ilha Dourada para a retenção de resíduos sólidos trazidos pelas águas.
Mediação de Conflitos
A Coordenação de Mediação de Conflitos (Comed) é uma das importantes iniciativas implantadas com a criação da Sesec. Com núcleos de atendimento e espaços de atuação nas sedes das Secretarias Regionais, a Comed atua na resolução pacífica de conflitos sociais, por meio do diálogo e da mediação qualificada, evitando a judicialização de desentendimentos entre moradores.
Videomonitoramento
Outra iniciativa de destaque foi a implantação do Sistema de Videomonitoramento, que ampliou significativamente a capacidade de prevenção e resposta às ocorrências, complementando o trabalho ostensivo dos agentes de segurança. Atualmente, Fortaleza conta com mais de 6.300 câmeras em funcionamento, entre patrimoniais e urbanas, monitoradas pelo Centro de Comando e Controle de Fortaleza (CCCFOR) e pela Central de Operações Integradas da Beira-Mar (COI-BM).
Histórico
Criada pela Lei Complementar Municipal nº 137, de 8 de janeiro de 2013, a Secretaria Municipal da Segurança Cidadã nasceu com a missão de inovar a política de segurança pública no âmbito municipal. A Sesec tem como competência articular ações com órgãos de segurança estaduais e federais, promovendo uma atuação integrada, com planejamento estratégico e integração dos sistemas de comunicação. Ao longo de sua trajetória, a Secretaria tem desenvolvido ações sociais e políticas públicas de segurança que impactam diretamente o desenvolvimento social e urbano de Fortaleza.
