21 de July de 2015 em Segurança Cidadã

Secretaria Municipal de Segurança apresenta números de atendimentos nos terminais de ônibus da capital

Houve um aumento de 55% no número de atendimentos, devido às mudanças no esquema de trabalho


A Inspetoria dos Terminais trabalha com 140 servidores. Com a posse dos novos guardas a inspetoria passará a contar com 240

A Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Sesec), por meio da Inspetoria dos Terminais (Iterm) da Guarda Municipal de Fortaleza, apresentou, na última segunda-feira (20), um balanço dos seis primeiros meses de atividades nesses equipamentos públicos. No total, 1111 atendimentos foram realizados pelos guardas municipais que prestam serviço nos terminais de integração, com destaque para 231 abordagens preventivas, 112 contenção de tumultos e desordem, 83 atendimentos a furtos e roubos e 79 atividades de primeiros socorros.

De acordo com o assistente técnico da Inspetoria, inspetor Marcos Macedo, houve um aumento de 55% no número de atendimentos, devido as mudanças no esquema de trabalho. “As novas estratégias, como a implantação dos trailers, que tornou o guarda mais visível, e a ampliação dos equipamentos de segurança. É importante destacar que com aumento nas abordagens a pessoas em atitudes suspeitas, diminui-se o número de tumultos, bem como os roubos e furtos nos terminais”, explicou.

Ainda de acordo com o relatório, quem mais procurou os serviços da Guarda Municipal foram os usuários, seguido dos operadores do transporte público como fiscais, motoristas e cobradores, além dos chamados via Coordenadoria de Integrada de Operações de Segurança (Ciops). “Foram 577 atendimentos diretos aos munícipes, seguidos de 340 aos operadores e 102 via Ciops”, contabilizou o inspetor Macedo.

De janeiro a junho, ocorreram 66 procedimentos em delegacias da Cidade, número que também supera o ano passado em quase 50%. “Lembrando que os guardas municipais sempre orientam que os procedimentos devem ser levados à delegacia, porém muitas vítimas preferem não continuar, principalmente quando os produtos de roubo são recuperados”.

Entre os terminais que mais receberam atuação da Guarda Municipal, estão Messejana 316 atendimentos, Siqueira com 248 e Parangaba com 160 casos resolvidos pela GMF. “Atualmente, a Inspetoria dos Terminais trabalha com 140 servidores e, com a posse dos novos guardas marcada para dia 24 de julho, a inspetoria passará a contar com 240, além do incremento de mais duas viaturas”, ressaltou o inspetor.

 

Secretaria Municipal de Segurança apresenta números de atendimentos nos terminais de ônibus da capital

Houve um aumento de 55% no número de atendimentos, devido às mudanças no esquema de trabalho

A Inspetoria dos Terminais trabalha com 140 servidores. Com a posse dos novos guardas a inspetoria passará a contar com 240

A Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Sesec), por meio da Inspetoria dos Terminais (Iterm) da Guarda Municipal de Fortaleza, apresentou, na última segunda-feira (20), um balanço dos seis primeiros meses de atividades nesses equipamentos públicos. No total, 1111 atendimentos foram realizados pelos guardas municipais que prestam serviço nos terminais de integração, com destaque para 231 abordagens preventivas, 112 contenção de tumultos e desordem, 83 atendimentos a furtos e roubos e 79 atividades de primeiros socorros.

De acordo com o assistente técnico da Inspetoria, inspetor Marcos Macedo, houve um aumento de 55% no número de atendimentos, devido as mudanças no esquema de trabalho. “As novas estratégias, como a implantação dos trailers, que tornou o guarda mais visível, e a ampliação dos equipamentos de segurança. É importante destacar que com aumento nas abordagens a pessoas em atitudes suspeitas, diminui-se o número de tumultos, bem como os roubos e furtos nos terminais”, explicou.

Ainda de acordo com o relatório, quem mais procurou os serviços da Guarda Municipal foram os usuários, seguido dos operadores do transporte público como fiscais, motoristas e cobradores, além dos chamados via Coordenadoria de Integrada de Operações de Segurança (Ciops). “Foram 577 atendimentos diretos aos munícipes, seguidos de 340 aos operadores e 102 via Ciops”, contabilizou o inspetor Macedo.

De janeiro a junho, ocorreram 66 procedimentos em delegacias da Cidade, número que também supera o ano passado em quase 50%. “Lembrando que os guardas municipais sempre orientam que os procedimentos devem ser levados à delegacia, porém muitas vítimas preferem não continuar, principalmente quando os produtos de roubo são recuperados”.

Entre os terminais que mais receberam atuação da Guarda Municipal, estão Messejana 316 atendimentos, Siqueira com 248 e Parangaba com 160 casos resolvidos pela GMF. “Atualmente, a Inspetoria dos Terminais trabalha com 140 servidores e, com a posse dos novos guardas marcada para dia 24 de julho, a inspetoria passará a contar com 240, além do incremento de mais duas viaturas”, ressaltou o inspetor.