09 de October de 2014 em Economia

Segunda etapa do Mutirão do Superendividamento deve realizar 120 audiências

Atividade ocorre nesta sexta-feira (10/10), na sede do Procon 


No total, 576 consumidores procuraram o Órgão de Defesa do Consumidor da Prefeitura de Fortaleza, entre os dias 1 e 5 de setembro

Nesta sexta-feira (10/10), o Procon Fortaleza promoverá a segunda etapa do Mutirão do Superendividamento. A meta é realizar 120 audiências de conciliação que já foram previamente agendadas. O objetivo é auxiliar nas negociações entre fornecedor e consumidor inadimplente, possibilitando a liquidação do débito com juros menores e melhores condições de pagamento.

O atendimento a consumidores, que acontece diariamente na sede do Órgão, ocorrerá na Praça do Ferreira, por meio da Unidade Móvel.

No total, 576 consumidores procuraram o Órgão de Defesa do Consumidor da Prefeitura de Fortaleza, entre os dias 1 e 5 de setembro, para participar do Mutirão do Superendividamento. As principais queixas são de cobranças abusivas de juros e multas por parte de operadoras de cartão de crédito e de bancos comerciais, o que dificultaria a quitação dos débitos. Outras audiências estão programadas para os dias 17 de outubro; e ainda 7 e 14 de novembro.

Para a coordenadora geral do Procon Fortaleza, Cláudia Santos, a procura de consumidores superou as expectativas e comprovou a necessidade de orientação ao cidadão que tem interesse de retornar às linhas de crédito das empresas. "É preciso que o consumidor atente para que, após a negociação de débitos não adquira outras dívidas e caia novamente numa situação de impossibilidade de pagamento", alertou.

Devido à mobilização de profissionais para o Mutirão do Superendividamento, o Procon Móvel estará na Praça do Ferreira durante todo o dia 10 de outubro, atendendo a demanda diária de consumidores que procuram a sede do Procon. Na unidade, é possível realizar abertura de reclamação, e ainda receber atendimento jurídico e material educativo. Os consumidores que desejarem atendimento no Procon Móvel, deverão retirar senhas entre 8 e 13 horas.

Para registrar uma reclamação na unidade móvel, é preciso estar em mãos com cópia de documentos da compra do produto ou serviço, como nota ou cupom fiscal, recibos e contratos, bem como a documentação pessoal do reclamante (RG, CPF e comprovante de residência da capital).

Saiba mais
Na primeira data do Mutirão de Combate ao Superendividamento, no dia 11 de setembro, o Procon Fortaleza contabilizou 74% de acordos e remarcações entre consumidor e empresas, de um total de 93 audiências de conciliação realizadas.

Serviço
Local 1: Praça do Ferreira (atendimento ao consumidor);
Local 2: Sede do Procon, Rua Major Facundo, 869, Centro (atendimento às audiências agendadas para o Mutirão do Superendividamento).
Central de Atendimento ao Consumidor: 151 no horário comercial

Segunda etapa do Mutirão do Superendividamento deve realizar 120 audiências

Atividade ocorre nesta sexta-feira (10/10), na sede do Procon 

No total, 576 consumidores procuraram o Órgão de Defesa do Consumidor da Prefeitura de Fortaleza, entre os dias 1 e 5 de setembro

Nesta sexta-feira (10/10), o Procon Fortaleza promoverá a segunda etapa do Mutirão do Superendividamento. A meta é realizar 120 audiências de conciliação que já foram previamente agendadas. O objetivo é auxiliar nas negociações entre fornecedor e consumidor inadimplente, possibilitando a liquidação do débito com juros menores e melhores condições de pagamento.

O atendimento a consumidores, que acontece diariamente na sede do Órgão, ocorrerá na Praça do Ferreira, por meio da Unidade Móvel.

No total, 576 consumidores procuraram o Órgão de Defesa do Consumidor da Prefeitura de Fortaleza, entre os dias 1 e 5 de setembro, para participar do Mutirão do Superendividamento. As principais queixas são de cobranças abusivas de juros e multas por parte de operadoras de cartão de crédito e de bancos comerciais, o que dificultaria a quitação dos débitos. Outras audiências estão programadas para os dias 17 de outubro; e ainda 7 e 14 de novembro.

Para a coordenadora geral do Procon Fortaleza, Cláudia Santos, a procura de consumidores superou as expectativas e comprovou a necessidade de orientação ao cidadão que tem interesse de retornar às linhas de crédito das empresas. "É preciso que o consumidor atente para que, após a negociação de débitos não adquira outras dívidas e caia novamente numa situação de impossibilidade de pagamento", alertou.

Devido à mobilização de profissionais para o Mutirão do Superendividamento, o Procon Móvel estará na Praça do Ferreira durante todo o dia 10 de outubro, atendendo a demanda diária de consumidores que procuram a sede do Procon. Na unidade, é possível realizar abertura de reclamação, e ainda receber atendimento jurídico e material educativo. Os consumidores que desejarem atendimento no Procon Móvel, deverão retirar senhas entre 8 e 13 horas.

Para registrar uma reclamação na unidade móvel, é preciso estar em mãos com cópia de documentos da compra do produto ou serviço, como nota ou cupom fiscal, recibos e contratos, bem como a documentação pessoal do reclamante (RG, CPF e comprovante de residência da capital).

Saiba mais
Na primeira data do Mutirão de Combate ao Superendividamento, no dia 11 de setembro, o Procon Fortaleza contabilizou 74% de acordos e remarcações entre consumidor e empresas, de um total de 93 audiências de conciliação realizadas.

Serviço
Local 1: Praça do Ferreira (atendimento ao consumidor);
Local 2: Sede do Procon, Rua Major Facundo, 869, Centro (atendimento às audiências agendadas para o Mutirão do Superendividamento).
Central de Atendimento ao Consumidor: 151 no horário comercial