O conhecimento nutre e é com base nele que se constrói uma educação de qualidade e equidade. É por acreditar nisto que a professora Lena Capistrano, do Centro de Educação Infantil (CEI) Maria de Carvalho Martins - unidade 1, na Serrinha (Distrito 4), afirma sobre a necessidade dos profissionais que atuam na área do ensino se atualizarem e aprenderem.
“Ouvi uma frase que dizia ‘se o médico parar de estudar, ele mata vidas. Se o professor parar de estudar, mata almas’. É importante o professor estar neste movimento de adquirir conhecimento e a Prefeitura tem dado oportunidade para isso. A gestão está de parabéns e espero que ela possa sempre ter este olhar atento para a formação do professor”, reconhece Lena, que foi uma das participantes do Seminário da Educação Infantil, que ocorreu nesta terça-feira (30/08), no Centro de Eventos do Ceará.
Na plateia do evento, também esteve a orientadora educacional Janaína Clarindo, da Escola Municipal Paulo Sarasate, no Demócrito Rocha (Distrito 3). Na trajetória, tem mais de 20 anos na Educação Infantil, já foi professora, coordenadora pedagógica e, atualmente, também é pesquisadora na área. Para ela, este seminário é mais uma oportunidade singular oferecida pela Rede Municipal: “É uma gratidão estar em uma Rede de Ensino que valoriza os profissionais e traz autores nacionais importantes na nossa formação para um evento como este. Estamos conhecendo e aprendendo pessoalmente com eles”.
Colega de Janaína, a assistente da Educação Infantil Hayandra Ferreira, que atua no CEI Paulo Sarasate, também no Demócrito Rocha (Distrito 3), estava encantada com o evento e pela chance de aprender com a troca de conhecimentos. “Sou nova na Rede de Ensino e tudo é novidade para mim. No evento, a gente conhece estudiosos da área, aprende mais sobre assuntos atuais e tem dimensão da nossa importância na educação das crianças”, comenta.
Na visão de Helena Moura, coordenadora do CEI Casimiro José de Lima Filho, na Barra do Ceará, a iniciativa vai ao encontro da proposta de valorização da Educação Infantil. “Estou há 20 anos no ensino público. Tenho visto a evolução no olhar de evidenciar os direitos das crianças e a qualidade do ensino. Estes debates fazem a gente refletir que a criança é protagonista e constrói a sua própria história”, reflete, adicionando entendimento acerca da função da gestão: “nós, educadores, temos a tarefa de proporcionar os ambientes em que a criança se desenvolve”.
Já a diretora Simone Lopes, da Escola Municipal Jader de Figueiredo Corrêa e do CEI Maria Aglaê Gonçalves Monteiro, na Barra do Ceará (Distrito 1), pontuou que o seminário estava sendo muito aguardado pelos profissionais. “O evento estava sendo muito esperado por nós. O tema enfatizar que a criança que brinca é mais feliz traz uma verdade importante. O brincar transforma e é o que nos move. Queremos que a Educação Infantil seja cada vez melhor para que as crianças sejam cada vez mais felizes”, finaliza, ao ressaltar uma das missões do evento.
Seminário
Com a temática "A criança que brinca é mais feliz! O brincar livre, o não ao consumismo e a exposição precoce às mídias", o Seminário da Educação Infantil contou com participação de especialistas que discutiram o assunto a partir dos direitos de desenvolvimento e aprendizagem dos bebês e crianças. Participaram do evento os profissionais dos Centros de Educação Infantil, creches parceiras e escolas da Rede Municipal.