Na manhã desta segunda-feira, 13 de fevereiro, foram iniciados os Seminários Temáticos da primeira fase de discussão do Plano Diretor Participativo. O primeiro encontro fala sobre Desenvolvimento Urbano, e contou com abertura da secretária do Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza, Luciana Lobo. As reuniões técnicas ocorrem após a primeira rodada de encontros territoriais, encerrados na última sexta-feira, que promoveu ampla escuta da população dos 39 territórios de Fortaleza.
Apoiados em seis eixos norteadores do Plano Diretor, os seminários temáticos discutem além de Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente, Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico Sustentável, Cultura, Educação, Pesquisa e Inovação, e Governança. Os eventos acontecem de segunda a quarta-feira (13 a 15/02), das 9h às 17h, na Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL). Todos têm transmissão ao vivo e ficarão gravados na Plataforma do Plano Diretor.
Seminários temáticos e encontros territoriais são reuniões que se repetirão nas três primeiras etapas de revisão do Plano Diretor. A proposta é que os olhares estejam atentos à cidade, tanto de forma territorial, considerando os aspectos pertinentes a realidade de cada região, quanto sob o viés técnico dos assuntos que guiam as diretrizes de um projeto urbanístico.
Etapas
A primeira etapa da revisão do Plano Diretor objetiva mobilizar e sensibilizar a população para a participação no processo. O momento será encerrado na quarta-feira (15/2) com o fechamento do último seminário temático. Até o quinta-feira (16/02) a população pode contribuir com os eventos já realizados por meio da Plataforma do Plano Diretor.
A segunda etapa propõe uma leitura da cidade, um diagnóstico dos conflitos e potencialidades da capital a partir das vozes de diversos atores sociais. Prevista para ocorrer em abril deste ano, promoverá novos encontros nos territórios e seminários temáticos.
Nova rodada de encontros e seminários acontece na terceira etapa, quando serão consolidadas e sistematizadas as propostas apresentadas nos momentos anteriores. Esta fase, prevista para acontecer em julho, terá o compromisso de traçar estratégias que contemplem a resolução dos desafios encontrados no processo de compreensão e diagnóstico da cidade.
Por fim, encerrando a revisão, será realizada uma grande conferência para discutir, priorizar e deliberar sobre as proposituras feitas. Depois deste momento o Plano Diretor será elaborado sob a forma de minuta de lei e enviado à Câmara Municipal de Fortaleza para apreciação dos legisladores.
Serviço
Cronograma dos Seminários Temáticos da Primeira Fase do Plano Diretor
Data: 13/02 (segunda-feira)
Horário:
9h às 12h: Desenvolvimento Urbano
14h às 17h: Meio Ambiente
Data: 14/02 (terça-feira)
Horário:
9h às 12h: Desenvolvimento Social
14h às 17h: Desenvolvimento Econômico Sustentável
Data: 15/02 (quarta-feira)
Horário:
9h às 12h: Cultura, Educação, Pesquisa e Inovação
14h às 17h: Governança
Local: Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL) - Rua Vinte e Cinco de Março, 882 - Centro