A Prefeitura de Fortaleza mantém em dia os trabalhos de coleta domiciliar e o funcionamento dos Ecopontos como medida de prevenção a outras doenças e por ser um serviço prioritário e indispensável, principalmente, no que se refere à saúde.
A coleta domiciliar nos bairros segue sendo realizada sempre três vezes por semana, em dias e horários já estabelecidos. Vale salientar que a limpeza da Cidade é, também, uma responsabilidade do cidadão e importante para evitar propagação de outras doenças.
Para contribuir de forma eficaz e cumprir com seu papel, os cidadãos precisam descartar os resíduos em locais apropriados, não jogar nas ruas e colocar o lixo em frente à sua residência somente nos dias e horários da coleta em seu bairro, para manter o ambiente limpo e saudável para todos.
Além disso, Fortaleza conta hoje com 70 Ecopontos, todos com o benefício do programa Recicla Fortaleza, que dá desconto na conta de energia pela troca de resíduos recicláveis, além do programa E-Carroceiro, que beneficia pelo descarte correto de entulho, restos de poda e móveis velhos, gerando crédito que pode ser utilizado em estabelecimentos comerciais.
Somente em 2019, foram recolhidas 670.115 toneladas de lixo na coleta domiciliar, resultando em uma média de 55.843 toneladas/mês.
A população pode contribuir também fazendo denúncias de descarte irregular de lixo em locais inapropriados, telefonando gratuitamente para o número 156.
EcoFor e Marquise Ambiental
A Ecofor e Marquise Ambiental vêm se esforçando para garantir o serviço de limpeza do município de Fortaleza e, para isso, adotaram algumas medidas para garantir a segurança de seus colaboradores diante da pandemia do novo coronavírus:
• As empresas anteciparam medidas, antes mesmo dos decretos municipais, estaduais e federais anunciados, e afastaram trabalhadores que fazem parte do grupo de risco;
• Estão seguindo rigorosamente as orientações do Ministério da Saúde e Ministério Público do Trabalho;
• Adequaram as atividades administrativas para serem feitas em sistema de home office;
• Aumentaram o espaçamento nos horários de entrada e saída dos colaboradores para evitar aglomerações em suas unidades;
• Adotaram medidas alternativas de transporte para evitar que seus colaboradores usassem transporte público;
• Reforçaram as medidas de higienização e adotaram campanhas educativas sobre a correta limpeza das mãos para seus colaboradores;
• Todas as cabines dos caminhões estão sendo higienizadas constantemente;
• Todos os funcionários estão tendo sua temperatura medida diariamente na chegada às empresas e os que apresentam febre estão sendo encaminhados para atendimento adequado;
• Vêm readequando as atividades das suas equipes para focar nos serviços primordiais de limpeza;
A Ecofor e a Marquise Ambiental pedem a colaboração da população para que reforce o acondicionamento do lixo domiciliar com dois sacos plásticos bem fechados, lembrando do cuidado especial com objetos cortantes, respeitando sempre o dia da coleta nos bairros.