A puérpera Diana Pereira de Sousa, 20, não contava com mais uma surpresa na hora do parto, como a que ocorreu na manhã desta quinta-feira (21/10), na orla da Beira-Mar, em Fortaleza, ao dar à luz a Wendel Miguel Pereira de Sousa dentro do banheiro público da Prefeitura. Mãe e recém-nascido receberam atendimento inicial da equipe de socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do Bike Vida, iniciativa desenvolvida pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com a Unimed Ceará. De lá, os dois foram encaminhados para o Gonzaguinha de Messejana.
Diana estava a cerca de 10 dias de completar os nove meses de gestação de Wendel Miguel. Nesta quinta-feira (21/10), foi à praia com uma amiga, as duas estavam no mar quando Diana sentiu dores e foi até o banheiro público, localizado em frente ao hotel Gran Marquise, na Beira-Mar. A jovem notou que estava sangrando e, logo depois, as dores se intensificaram. De acordo com ela, o trabalho de parto durou cerca de cinco minutos.
“Acordei normal, não tava sentindo nada diferente. Saí da Alameda das Palmeiras e fui com a minha amiga pra praia. Nem passava pela minha cabeça que ia nascer naquele dia. No mar, comecei a sentir as dores e não aguentei mais, fui ao banheiro. Só fiz me sentar numa cadeira e chamar minha amiga, não aguentava mais de dor. Quando nasceu, o pessoal do Bike Vida chegou e chamou a ambulância”, contou a mãe.
Os socorristas auxiliaram a mãe e verificaram o bebê. “Eles limparam e enxugaram o bebê, depois botaram em cima de mim, só não cortaram o cordão umbilical porque não tinha material no local. Aí me senti mais segura, porque fiquei “doidinha” na hora”, disse Diana.
Milena Teixeira, 21, foi uma das socorristas a atender a ocorrência. Ela atua há dois anos no Samu e compõe a equipe do Bike Vida há dois meses. “Quando chegamos lá, o bebê já tinha nascido. Fizemos a retirada da placenta e do cordão umbilical, que estavam dentro da mãe, colocamos a manta térmica no bebê para evitar hipotermia e acionamos a ambulância. Também colocamos os dois dentro da ambulância e verificamos os sinais vitais”, relatou a socorrista.
Mãe e filho chegaram bem ao hospital, segundo a enfermeira do Gonzaguinha, Markleane Bastos Silva. A puérpera se recupera como esperado. O recém-nascido já está mamando normalmente.
Mãe de três filhos, não é a primeira vez que a doméstica é pega de surpresa na hora do nascimento dos bebês. O primeiro filho de Diana, Wenzo Gabriel, hoje com 2 anos, nasceu dentro do Uber a caminho do hospital. O segundo parto, de Aldeize Pereira Sousa, 1 ano, quase repetiu a história, mas foi realizado cerca de 15 minutos após a chegada à unidade de saúde.
Beira-Mar
Entre as melhorias urbanísticas realizadas pela Prefeitura de Fortaleza na Beira-Mar com a expansão do calçadão e a engorda da faixa de praia, está a instalação de sete complexos de banheiros públicos.
Cada complexo dispõe de sanitários femininos e masculinos, com espaços adaptados para cadeirantes, com vasos especiais e demais itens de acessibilidade. Os banheiros possuem 45m² de área construída e coberta em fibra, na cor vermelha, com revestimento em porcelanato cinza e chuveiro externo, atendendo a um antigo pedido dos comerciantes e banhistas que nunca tiveram espaço na orla destinado para banho.
As obras da Avenida Beira-Mar, realizadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), estão com 97% de execução e possuem conclusão prevista para dezembro deste ano, sendo mais uma opção de lazer e esporte, além de fortalecer a economia e o turismo na Capital.