Fortaleza é a cidade mais procurada para viagens nacionais nas férias de junho e julho deste ano, de acordo com pesquisa inédita realizada pelo Ministério do Turismo e divulgada esta semana. O levantamento foi feito com 2 mil agências de viagens do país.
Completando o ranking das 10 primeiras posições, vem Maceió-AL, seguida por Natal-RN, Gramado-RS, Rio de Janeiro-RJ, Porto Seguro-BA, Ipojuca-PE, São Paulo-SP, Salvador-BA e Campos do Jordão-SP, nessa ordem.
Com relação ao público, 37% dos turistas que utilizam agências de viagens são casais com filhos, em seguida vêm os casais, com 22%, e as famílias, com 21%. A maioria deles (49%) procura destinos com sol e praia. Em segundo lugar, com 16%, os viajantes buscam por destinos culturais e com títulos de patrimônio histórico, enquanto viagens a trabalho (10%) e por ecoturismo (9%) ocupam a terceira e quarta posições.
Para o secretário do Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, a preferência pela capital cearense se deve, além dos atrativos naturais, ao trabalho que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura e o Governo do Estado. “Estamos colhendo os frutos do investimento feito nos últimos anos. A requalificação da Praia do Futuro, por exemplo, atraiu dois novos hotéis para aquela área, enquanto em outros destinos os hotéis estão fechando as portas”, observa.
Além da execução de importantes obras de infraestrutura, Pereira também destaca o trabalho de promoção do destino no mercado nacional e estrangeiro e de atividades voltadas ao visitante e ao fortalezense. “Estamos sempre presentes nos eventos divulgando Fortaleza, em parceria com o Governo do Estado, com uma receptividade muito positiva. E nos preocupamos também em oferecer atividades que estimulem tanto o turista quanto o fortalezense a desfrutar da cidade”, destaca.