24 de February de 2014 em Fortaleza
Tem início capacitação dos gestores no projeto de prevenção às drogas nas escolas
A formação é destinada aos profissionais da rede de educação das 12 escolas contempladas pelo programa
Na manhã desta segunda-feira (24/2), a Prefeitura de Fortaleza deu início à capacitação dos gestores escolares para formação do programa de prevenção às drogas nas escolas, intitulado Unplugged. O formação é executado pela Coordenadoria de Políticas sobre Drogas (CPDrogas) e a Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria do Ministério da Saúde (MS). O Unplugged traz um método desenvolvido por pesquisadores europeus, já aplicado com sucesso em países do Norte da África e do Oriente Médio.
A formação é destinada aos profissionais da rede de educação das 12 escolas contempladas pelo programa. Ao todo, 70 educadores serão capacitados até quinta-feira (27/2). O objetivo é oferecer um panorama geral da metodologia do programa, seus conceitos e estrutura, para que possa ser aplicado na prática dentro das salas de aula.
A metodologia consiste em promover discussões entre alunos de 10 a 14 anos de idade, em linguagem descontraída e acessível, abordando diversos assuntos e situações de estresse que podem levar adolescentes a usar drogas. As discussões também promovem o fortalecimento de fatores de proteção, como bem estar psicológico e emocional, habilidades sociais e bom relacionamento com os pais, que tornam os alunos menos vulneráveis ao uso de drogas e a outros comportamentos negativos.
Segundo o assessor de coordenação dos Projetos de Prevenção do MS, Luis Felipe Zago, do ponto de vista prático, a metodologia trabalhada enfatiza o caráter interativo, estimulando a troca de experiência entre os participantes, por meio de atividades lúdicas. Ele explica que “o profissional deve conduzir as discussões para que os alunos sejam estimulantes e produtores de conhecimento”. Para a coordenadora do núcleo de Formação da CPDrogas, Ozanira Aquino, trazer para o município um projeto coerente e adaptado para nossa realidade é fundamental para interação professor/aluno.
O professor de arte e educação da escola municipal José Ayrton Teixeira da Secretaria Regional IV, Lúcio Azevedo, frisa que as escolas tem um papel chave nas ações de prevenção para atingir os jovens por muitas razões. Dentre elas, Teixeira cita “as escolas, em razão de sua função social, transmite fatores de proteção em relação ao uso de drogas, como: alfabetização, transmissão de saberes, vínculos sócias, entre outros”.
Uma série de jogos, brincadeiras, debates, questionários e informações que visam à redução do consumo regular ou abusivo de álcool e outras drogas estão sendo compartilhados para serem desenvolvidas durante 12 aulas ao longo de um semestre letivo.
Tem início capacitação dos gestores no projeto de prevenção às drogas nas escolas
A formação é destinada aos profissionais da rede de educação das 12 escolas contempladas pelo programa
Na manhã desta segunda-feira (24/2), a Prefeitura de Fortaleza deu início à capacitação dos gestores escolares para formação do programa de prevenção às drogas nas escolas, intitulado Unplugged. O formação é executado pela Coordenadoria de Políticas sobre Drogas (CPDrogas) e a Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria do Ministério da Saúde (MS). O Unplugged traz um método desenvolvido por pesquisadores europeus, já aplicado com sucesso em países do Norte da África e do Oriente Médio.
A formação é destinada aos profissionais da rede de educação das 12 escolas contempladas pelo programa. Ao todo, 70 educadores serão capacitados até quinta-feira (27/2). O objetivo é oferecer um panorama geral da metodologia do programa, seus conceitos e estrutura, para que possa ser aplicado na prática dentro das salas de aula.
A metodologia consiste em promover discussões entre alunos de 10 a 14 anos de idade, em linguagem descontraída e acessível, abordando diversos assuntos e situações de estresse que podem levar adolescentes a usar drogas. As discussões também promovem o fortalecimento de fatores de proteção, como bem estar psicológico e emocional, habilidades sociais e bom relacionamento com os pais, que tornam os alunos menos vulneráveis ao uso de drogas e a outros comportamentos negativos.
Segundo o assessor de coordenação dos Projetos de Prevenção do MS, Luis Felipe Zago, do ponto de vista prático, a metodologia trabalhada enfatiza o caráter interativo, estimulando a troca de experiência entre os participantes, por meio de atividades lúdicas. Ele explica que “o profissional deve conduzir as discussões para que os alunos sejam estimulantes e produtores de conhecimento”. Para a coordenadora do núcleo de Formação da CPDrogas, Ozanira Aquino, trazer para o município um projeto coerente e adaptado para nossa realidade é fundamental para interação professor/aluno.
O professor de arte e educação da escola municipal José Ayrton Teixeira da Secretaria Regional IV, Lúcio Azevedo, frisa que as escolas tem um papel chave nas ações de prevenção para atingir os jovens por muitas razões. Dentre elas, Teixeira cita “as escolas, em razão de sua função social, transmite fatores de proteção em relação ao uso de drogas, como: alfabetização, transmissão de saberes, vínculos sócias, entre outros”.
Uma série de jogos, brincadeiras, debates, questionários e informações que visam à redução do consumo regular ou abusivo de álcool e outras drogas estão sendo compartilhados para serem desenvolvidas durante 12 aulas ao longo de um semestre letivo.