O prefeito José Sarto entregou, nesta segunda-feira (22/01), mais um posto itinerante do programa Vem Saúde. Esta é a terceira unidade entregue e está localizada no bairro Álvaro Weyne, levando todos os serviços da Atenção Primária para a comunidade.
Como destacou o prefeito, a unidade está acolhendo temporariamente os serviços do posto de saúde Floresta, que será completamente reformado. Sarto também comentou que os arredores da nova unidade também irão contar com novo projeto urbanístico.
"Estou feliz em entregar esta unidade que vai ficar aqui, momentaneamente, enquanto o posto Floresta é requalificado. Esta é uma maneira de minimizar os transtornos da população, uma vez que a unidade atende mais de 40 mil pessoas. É a terceira unidade do Vem Saúde, e tem mais três para serem entregues. É aqui que nós vamos fazer também a entrada do Álvaro Weyne, com nova sinalização e toda no piso intertravado.
Sarto relembrou que o programa Vem Saúde também contempla os Tuk-tuks dos Remédios, que entregam insumos e medicamentos a domicílio. "Junto com as unidades móveis, temos ainda 30 triciclos elétricos que vão realizar a entrega de remédios. O programa já começou e estamos fazendo por etapas. Neste primeiro momento, estão sendo atendidos os pacientes acamados. No segundo momento, vamos atender os idosos com mais de 80 anos e, por fim, o terceiro e último momento vai atender pacientes com diabetes e hipertensão", concluiu.
O posto móvel tem capacidade para atender cerca de 12 mil pessoas do bairro e do entorno. A unidade possui área total de 75 m² e conta com recepção, sala de espera e quatro consultórios para atendimento médico e de enfermagem, por meio de três equipes da Estratégia da Saúde da Família (ESF). Além disso, o atendimento odontológico está garantido, contando com duas equipes de saúde bucal.
A unidade conta também com anexos montados em contêineres para acolher farmácia básica, laboratório, banheiros, esterilização, vacinação e curativos. Para otimizar o atendimento ao público, o acesso a internet é via satélite. A unidade móvel também está equipada com gerador e reservatório de água de 7.500 litros, para evitar a descontinuidade dos atendimentos durante falta de abastecimento de água ou energia elétrica.
"Toda essa estrutura foi montada em apenas 30 dias. E o posto do Floresta será totalmente requalificado, será uma nova unidade de saúde, então o programa Vem Saúde trouxe toda essa capacidade de atendimento básico para minimizar os transtornos da população. Lembrando que a unidade conta com internet via satélite, então também é capaz de realizar os atendimentos de telemedicina. No aplicativo Mais Saúde, nós já contabilizamos mais de 6 mil perguntas de segunda opinião, diminuindo as filas de atendimento", informou Galeno Taumaturgo, titular da Saúde Municipal (SMS).
Larissa Mirela, mãe da Marina Gonçalves de seis meses, aproveitou a entrega da unidade itinerante para colocar a vacinação da filha em dia.
Para ela, a estrutura será fundamental para o acompanhamento da Marina. "Está ótimo, o outro posto já não tinha muitas condições. Vim aqui hoje e o atendimento foi bem rápido e tranquilo. E será ótimo, pois sou moradora do bairro e preciso de um local para conseguir cuidar da saúde da minha filha", celebrou.
Estiveram presentes na cerimônia de entrega os vereadores Gardel Rolim , Kátia Rodrigues, Moura Taxista, Ana Aracapé, Carlos Mesquita, Professor Enilson e Luciano Girão. Também estiveram presentes os secretários Galeno Taumaturgo, Kamyla Castro, Elpídio Moreira, Samuel Dias, Pedro França e Ubiratan Teixeira.
Atendimento do Posto de Saúde Floresta
O posto de Saúde Floresta, que está em obras, tem capacidade para atender cerca de 46 mil pessoas do bairro e do entorno, por meio de sete equipes da Estratégia da Saúde da Família (ESF). Das sete, três estarão atuando no posto de saúde móvel e quatro acolherão a população em equipamentos públicos e entidades sociais, para gerar mais conforto para a população.
Ainda para garantir a oferta de serviços ao público do posto de saúde Floresta durante as obras, além da unidade móvel, haverá atendimento médico e de enfermagem espontâneo (casos de urgência) e programado (consultas agendadas), além de acolhimento multiprofissional, nos postos de saúde: Virgílio Távora (Av. Mons. Hélio Campos, s/n- Cristo Redentor); Ivana Paes (Rua Virgílio Brígido, s/n - Pres. Kennedy); Airton Monte (Rua Alberto Oliveira, s/n - Jardim Iracema) e Paulo de Melo (Rua Bernardo Porto, 497- Monte Castelo). Os mesmos serviços estarão disponíveis no Projeto Comunitário Sorriso da Criança (Rua do Planalto, 167 - Pres. Kennedy).
A Farmácia Polo do posto Floresta, responsável também pela entrega de medicamentos especializados, estará temporariamente funcionando no posto de saúde Casemiro Filho (Av. Francisco Sá, 6449- Barra do Ceará).
Telemedicina
As equipes de saúde da unidade móvel terão acesso à Telemedicina, por meio do serviço “Segunda Opinião”. O recurso tecnológico oferta uma troca de informações entre o médico do posto de saúde e um médico especialista, via sistema, com objetivo de esclarecer dúvidas sobre as condições clínicas de um paciente. A iniciativa qualifica e reduz filas para consultas com médicos especialistas.
Programa Vem Saúde: Tuk-Tuk dos Remédios
O programa Vem Saúde também oferta a entrega de medicamentos em casa, por meio dos Tuk-Tuks dos Remédios. Fortalezenses com lesão medular, que aderiram à distribuição domiciliar de forma voluntária, já estão recebendo seus medicamentos e insumos em casa. Atualmente, 2.130 usuários com lesão medular estão cadastrados na Secretaria Municipal da Saúde (SMS), destes, 180 já aderiram e estão sendo beneficiados.
A iniciativa evita deslocamentos, reduz o fluxo de pessoas nas unidades de saúde e proporciona que familiares e responsáveis possam dedicar mais tempo aos cuidados do paciente.
A Prefeitura está atuando no cronograma de ampliação da distribuição domiciliar de medicamentos, por meio da contratação de mais 24 triciclos. Em breve novos pacientes serão beneficiados, além dos que possuem lesão medular.