A campanha de vacinação contra a Covid-19 avança em Fortaleza, contemplando novas classes de trabalhadores da saúde. Nesta quarta-feira (17/03), a Prefeitura iniciou a aplicação da primeira dose em profissionais da saúde que atuam em assistência médica domiciliar (home care).
Os profissionais desta área estão sendo agendados gradativamente, conforme cadastro prévio realizado no site Saúde Digital, do Governo do Estado do Ceará. A lista nominal está sendo divulgada no site coronavirus.fortaleza.ce.gov.br.
Os convocados devem comparecer ao Centro de Eventos no horário marcado, levando documento de identificação com foto, CPF, comprovante de endereço e declaração de efetivo exercício da profissão em Fortaleza (trabalhadores ativos), tais como: declaração da empresa, contracheque e declaração do Imposto de Renda.
Comissão Intergestores Bipartite do Estado do Ceará (CIB-CE)
A inclusão de novos grupos de trabalhadores da saúde na primeira fase da campanha de vacinação está baseada na Resolução Nº 07/2021, da Comissão Intergestores Bipartite do Estado do Ceará (CIB-CE), ligada à Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), observando os critérios de prioridades elencados no Plano de Operacional de Vacinação contra a Covid-19.
Ampliação dos profissionais contemplados
Assim como os trabalhadores da saúde de home care, também estão sendo contemplados com a vacinação contra a Covid-19 aqueles profissionais que realizam procedimentos que envolvem secreções respiratórias, como cirurgiões-dentistas, técnicos de higiene bucal, anestesistas e endoscopistas.
Cerca de 6 mil trabalhadores, que atuam com aerossóis, partículas ainda menores que as gotículas, receberam a primeira dose da vacina, na última semana, no Centro de Eventos do Ceará, também via agendamento prévio.