O Centro de Eventos do Ceará sediará, a partir desta segunda-feira (25/01), o primeiro Centro de Vacinação contra a Covid-19 em Fortaleza. Neste momento, serão vacinados apenas trabalhadores da saúde previamente agendados pelo aplicativo Mais Saúde Fortaleza e pelo site Vacine Já. Nesta manhã, o prefeito José Sarto (PDT) acompanhou a logística preparatória para o início da imunização, previsto para as 13 horas.
O local contará com 15 equipes de vacinadores, 30 profissionais da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), 20 apoiadores da Universidade Estadual do Ceará, além de equipes compostas por assessores de comunicação, profissionais da tecnologia da informação e membros de todas as Secretarias, incluindo a AMC e a Guarda Municipal. Em virtude da rotatividade de pessoas, uma ambulância estará à disposição.
Hoje, excepcionalmente, a vacinação deverá contemplar, das 13h às 20h, cerca de três mil trabalhadores. A partir desta terça-feira (26), o atendimento acontecerá das 9h às 17h.
“Este local foi escolhido em virtude do porte, da engenharia e do fluxo para evitar aglomerações. A partir da chegada gradual de novas doses da vacina, estamos ampliando o espectro de pessoas atendidas. Neste momento, os trabalhadores da saúde contemplados não precisam estar necessariamente na linha de frente”, introduziu o prefeito.
Sarto fala sobre a escolha do Centro de Eventos:
Imunização de idosos acima de 75 anos
Também pertencentes ao grupo de risco contemplado na primeira Fase do Plano de Vacinação, idosos acima de 75 anos previamente agendados serão imunizados em domicílio ou, caso prefiram, em pontos de drive-thru posteriormente definidos a partir de logística paralela. A medida visa à garantia de maior segurança e de menor exposição ao novo coronavírus.
“Ontem, a Prefeitura abriu o aplicativo para o cadastramento de idosos acima de 75 anos, que receberão, via e-mail ou WhatsApp, informações detalhadas acerca do momento da vacinação. Aqueles que optarem por não serem imunizados em casa poderão escolher postos de drive-thru que serão definidos nos próximos dias conforme a demanda”, reiterou a secretária da Saúde de Fortaleza, Ana Estela Leite.
Nessa perspectiva, a Prefeitura irá estabelecer logística similar à implantada em 2020, em meio à pandemia, durante a imunização contra a Influenza. “Vamos traçar informações e iniciar a vacinação a partir de rotas. Iremos avaliar o quantitativo cadastrado e implantar a vacinação de acordo com a localização das residências”, acrescentou.
Os idosos que não possuem acesso à internet poderão realizar o cadastro nas plataformas disponibilizadas a partir da atuação de equipes distribuídas nos postos de saúde. “Um familiar poderá se dirigir ao posto de saúde da família. Lá, equipes estarão a postos para a finalidade”, declarou Ana Estela.
Inconsistências no sistema
Em virtude da elevada demanda de acessos ao aplicativo Mais Saúde e ao site Vacine Já, foram registradas falhas no sistema. Com isso, cerca de 800 idosos conseguiram agendar a imunização para o Centro de Eventos. No entanto, por estarem inclusos em grupo de risco, a Prefeitura reitera o compromisso de vacinar os idosos acima de 75 anos em domicílio e orienta o não comparecimento ao equipamento. Diante da intercorrência do sistema, cada idoso vem sendo contactado por equipes da Prefeitura.
"Nós estamos com uma equipe de 40 pessoas enviando e-mails, mensagens (de WhatsApp) e ligando para que os idosos acima de 75 anos não venham para o Centro de Eventos. Aqui não é local adequado. Nossos idosos já estão em isolamento. Para a sua segurança, é fundamental aguardar a vacinação em casa", orientou a titular da SMS.
A coordenadora Especial de Projetos Integrados de Fortaleza, Manuela Nogueira, garantiu que equipes da Prefeitura estão a postos para assegurar a eficácia do sistema e minimizar falhas. “Há um plantão composto por profissionais de informática 24 horas por dia para verificar inconsistências e solucionar erros”, apontou.
Balanço parcial da vacinação em Fortaleza
Até este domingo (24/01), 18.153 pessoas foram imunizadas na Capital. Destes, 16.763 são profissionais da linha de frente e 1.390 são idosos e trabalhadores de instituições de longa permanência.
Como funciona o agendamento
O agendamento é feito pelo aplicativo Mais Saúde Fortaleza ou site Vacine Já. Lá, você informa se é profissional de saúde ou não. São inseridos dados como nome completo, CPF, data de nascimento, endereço, entre outros.
Trabalhadores da saúde serão atendidos, somente com hora marcada, no Centro de Eventos até que sejam abertos outros centros de vacinação.
Logo que se conclui o cadastro, o site apresenta uma tela de confirmação. No caso dos trabalhadores de saúde, já são informados data, horário e local. No caso dos idosos, um email e mensagem de WhatsApp serão enviados quando estiver perto da data de vacinação, informando dia e horário da visita das equipes.
Até a manhã desta segunda-feira (25/01), 15.963 cadastros foram realizados. Diante de dúvidas, é importante assegurar que idosos serão vacinados em casa no endereço informado no cadastro e devem aguardar comunicação prévia com data e horário. Eles também terão a opção do drive thru.
Doses disponíveis
Trabalhadores da saúde serão vacinados com as 21.500 doses da Coronavac oriundas das primeiras 40 mil recebidas.
Já os idosos serão contempados pelo lote da vacina Oxford/Astrazeneca recebido na noite do último sábado (23/01) pelo Governo do Ceará. O quantitativo destinado a Fortaleza está em definição pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa).
Calendário
A partir da chegada dos próximos lotes de imunizantes, novos locais de vacinação serão gradativamente estabelecidos. Dentre eles, destacam-se os Cucas e o ginásio Paulo Sarasate. “Estamos adequando a logística de acordo com a demanda dos grupos prioritários deste primeiro faseamento. Já vacinamos os idosos nas instituições de longa permanência e, a partir do recebimento de novas vacinas, anunciaremos novos calendários”, afirmou o prefeito.
Sarto fala sobre a ampliação dos locais de vacinação: