Fazer compras em feiras de rua é um costume do fortalezense, que costuma sair de casa pela manhã para garantir os melhores produtos. Uma das opções para esse público é a Feira de Produtos Orgânicos da Associação para o Desenvolvimento da Agropecuária Orgânica (Adao) que ocorre semanalmente no Mercado Cultural dos Pinhões, às terças-feiras, das 6h às 13h, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza.
Com o fim do período chuvoso no estado, a safra tende a cair no começo do ano, ainda assim a feira dispõe de 50 a 65 produtos diferentes. Entre os mais procurados, estão cebola, cenoura, beterraba, chuchu, batatinha, cheiro verde, folhagem, tomate, pimentão e outros.
Atualmente, oito produtores fornecem as mercadorias. Para participar da feira, eles têm certificação de que elas são orgânicas e esse certificado fica visível para o consumidor.
Pioneira no ramo, desde 1997, a Feira de Produtos Orgânicos da Adao teve início há 13 anos em volta do Mercado dos Pinhões, mas, em decorrência da pandemia, ela passou a acontecer no Mercado Cultural nos últimos dois anos.
Os orgânicos são fundamentais e extremamente importantes para uma alimentação balanceada, além de não serem cultivados com componentes químicos, como agrotóxicos.
Wagner Pedrosa, diretor financeiro da Adao, “a feira é de grande importância na cidade. Através dela, a gente tem o contato com a venda direta, temos contato direto com compradores. Ela agrega saúde à cidade, traz os cuidados do campo para a cidade.”
Serviço
Feira de Produtos Orgânicos
Funcionamento: terça-feira
Horário: 6h às 13h
Local: Mercado Cultural dos Pinhões (Praça Visconde de Pelotas, s/n - Centro)