Em fase de conclusão, o túnel da Av. Padre Antônio Tomás sob a Via Expressa foi liberado para o tráfego de veículo na noite da última terça-feira (22/11). Duas faixas por sentido foram desbloqueadas para otimizar os deslocamentos viários, reduzindo assim o tempo de viagem dos coletivos, proporcionando maior rapidez com a eliminação do semáforo naquele cruzamento.
Com a liberação, a passagem de nível da Av. Padre Antônio Tomás, no sentido oeste-leste (Centro/Cidade 2000), será bloqueada definitivamente. Os condutores passarão a utilizar obrigatoriamente o túnel rodoviário para seguir em direção ao Parque do Cocó.
Já para quem vinha na Av. Padre Antônio Tomás e dobrava à direita na Via Expressa com destino ao Aeroporto, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) sugere que agora esses condutores entrem à direita na Rua Cel. Jucá, à esquerda na Av. Antônio Sales e acessem a Via Expressa a partir da alça sob o viaduto ferroviário.
O motorista que circula na Av. Padre Antônio Tomás, oriundo do Centro rumo ao Papicu, deverá seguir pelo túnel, utilizar a alça da Av. Eng. Santana Júnior, entrar à direita na Rua Carolina Sucupira, que terá seu sentido invertido, retornando para a Via Expressa.
Para quem vai do Papicu em direção ao Aeroporto, recomenda-se o uso do túnel em direção ao Centro, logo entrar à direita na Rua Monsenhor Catão e acessar a Via Expressa pela alça sul do túnel Santos Dumont.
Outra mudança anunciada pela AMC é que o condutor que circula na Via Expressa, no sentido sul/norte (Aeroporto/Papicu), não precisará mais desviar pelas vias Tertuliano Potiguara e Eng. Santana Júnior, podendo seguir pela passagem superior do túnel. Agentes do órgão darão suporte operacional à intervenção, orientando os motoristas sobre as novas regras de circulação.
A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf) informa que a obra ainda recebe acabamentos ao longo desta semana, razão pela qual poderá haver estreitamentos parciais e pontuais para permitir os serviços de pintura, plantio de árvores, conclusão de calçadas, sinalização e outros. Desta forma, recomenda-se o máximo de atenção dos motoristas.