21 de December de 2022 em Educação

Unidades de Educação Infantil de Fortaleza recebem certificação de Unidade Amiga da Primeira Infância (UAPI)

A estratégia é uma parceria do Unicef com a SME


grupo de pessoas num palco
Élcio Batista, vice-prefeito de Fortaleza, destacou que a certificação das escolas demonstra o cuidado de Fortaleza com a primeira infância e o comprometimento da cidade com políticas públicas inovadoras (Foto: Alex Costa)

A estratégia é uma parceria do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) com a Secretaria Municipal da Educação (SME) e teve em sua primeira edição a participação de 33 unidades escolares da Rede Municipal. Ao longo do ano de 2022, estas unidades participaram de um intenso percurso de autoavaliação e avaliação institucional, articuladas com a comunidade escolar, no intuito de fortalecer e qualificar a oferta do serviço da Educação Infantil.

Élcio Batista, vice-prefeito de Fortaleza, destacou que a certificação das escolas demonstra o cuidado de Fortaleza com a primeira infância e o comprometimento da cidade com políticas públicas inovadoras.

"Este é o reconhecimento do bom trabalho que está sendo feito na educação de Fortaleza. Mas, além disso, também demonstra que a Cidade está comprometida com inovação, significa que aqui estamos criando e desenvolvendo novas tecnologias sociais que podem ser exportadas para outras cidades do Brasil", defendeu Élcio.

Dalila Saldanha também elogiou a evolução da educação inclusiva e inovadora em Fortaleza.

"Temos avanços em muitos indicadores. A estratégia da UAPI, que já havia sido testada na Saúde, vem para a Educação para que nós possamos garantir que a escola chegue próximo dos pais e das crianças, além de desenvolver uma atenção diferenciada para as crianças por meio da integração das políticas públicas", comentou Dalila.

A certificação UAPI é um reconhecimento para as unidades escolares que atingiram o percentual acima de 75% de pontuação nos indicadores de qualidade definidos com base nos Indicadores Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil, Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil e as dimensões da Pesquisa de Qualidade da Educação Infantil realizada em parceria com o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (Lepes) e Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.

"O diferencial de uma UAPI é pedagógico. Na escola que possui essa certificação, nos temos a certeza de que ela realiza uma educação integrada em todas as dimensões que a criança precisa para o seus desenvolvimentos cognitivo, emocional, motor e relacional", informo Rui Aguiar, chefe do escritório da Unicef em Fortaleza.

Nidiane Marjorie, coordenadora pedagógica do Centro de Educação Infantil Professor Francisco de Melo Jaborandi, pontuou que o processo de busca pela certificação movimentou a escola e a tornou mais próxima da comunidade.

"Foram ações pedagógicas. Muitas delas nós já fazíamos, mas que intensificamos e melhoramos. Para a obtenção do certificado, nós melhoramos nosso atendimento às crianças, trouxemos parcerias com postos de saúde e outras instituições próximas, para que elas tivessem uma atenção mais especial e de qualidade. É uma responsabilidade grande, pois tudo depende da primeira infância. Nós estudamos muito e estamos sempre nos autoavaliando para melhorar o desenvolvimento das crianças", comentou.

UAPI na educação

A UAPI, com foco serviço da Educação, é uma estratégia de assistência técnica, capacitação, monitoramento, acompanhamento e certificação da melhoria da oferta de serviços e diálogo entre profissionais e famílias para melhor comunicação sobre o desenvolvimento das crianças de até seis anos de idade, atendidas em Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) e Unidades de Educação Infantil.

Alguns dos objetivos da UAPI são incentivar o trabalho intersetorial e integrado entre saúde e educação, fortalecer a aprendizagem das crianças de 0 a 6 anos e melhorar a qualidade do atendimento nas unidades de Educação Infantil. As dimensões avaliadas foram planejamento institucional; multiplicidade de experiências e linguagens; promoção da saúde; cooperação e troca com as famílias; acesso a matrícula e monitoramento da frequência; acompanhamento aos casos de violência infantil e desenvolvimento e aprendizagem das crianças com deficiências.

Unidades de Educação Infantil de Fortaleza recebem certificação de Unidade Amiga da Primeira Infância (UAPI)

A estratégia é uma parceria do Unicef com a SME

grupo de pessoas num palco
Élcio Batista, vice-prefeito de Fortaleza, destacou que a certificação das escolas demonstra o cuidado de Fortaleza com a primeira infância e o comprometimento da cidade com políticas públicas inovadoras (Foto: Alex Costa)

A estratégia é uma parceria do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) com a Secretaria Municipal da Educação (SME) e teve em sua primeira edição a participação de 33 unidades escolares da Rede Municipal. Ao longo do ano de 2022, estas unidades participaram de um intenso percurso de autoavaliação e avaliação institucional, articuladas com a comunidade escolar, no intuito de fortalecer e qualificar a oferta do serviço da Educação Infantil.

Élcio Batista, vice-prefeito de Fortaleza, destacou que a certificação das escolas demonstra o cuidado de Fortaleza com a primeira infância e o comprometimento da cidade com políticas públicas inovadoras.

"Este é o reconhecimento do bom trabalho que está sendo feito na educação de Fortaleza. Mas, além disso, também demonstra que a Cidade está comprometida com inovação, significa que aqui estamos criando e desenvolvendo novas tecnologias sociais que podem ser exportadas para outras cidades do Brasil", defendeu Élcio.

Dalila Saldanha também elogiou a evolução da educação inclusiva e inovadora em Fortaleza.

"Temos avanços em muitos indicadores. A estratégia da UAPI, que já havia sido testada na Saúde, vem para a Educação para que nós possamos garantir que a escola chegue próximo dos pais e das crianças, além de desenvolver uma atenção diferenciada para as crianças por meio da integração das políticas públicas", comentou Dalila.

A certificação UAPI é um reconhecimento para as unidades escolares que atingiram o percentual acima de 75% de pontuação nos indicadores de qualidade definidos com base nos Indicadores Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil, Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil e as dimensões da Pesquisa de Qualidade da Educação Infantil realizada em parceria com o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (Lepes) e Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.

"O diferencial de uma UAPI é pedagógico. Na escola que possui essa certificação, nos temos a certeza de que ela realiza uma educação integrada em todas as dimensões que a criança precisa para o seus desenvolvimentos cognitivo, emocional, motor e relacional", informo Rui Aguiar, chefe do escritório da Unicef em Fortaleza.

Nidiane Marjorie, coordenadora pedagógica do Centro de Educação Infantil Professor Francisco de Melo Jaborandi, pontuou que o processo de busca pela certificação movimentou a escola e a tornou mais próxima da comunidade.

"Foram ações pedagógicas. Muitas delas nós já fazíamos, mas que intensificamos e melhoramos. Para a obtenção do certificado, nós melhoramos nosso atendimento às crianças, trouxemos parcerias com postos de saúde e outras instituições próximas, para que elas tivessem uma atenção mais especial e de qualidade. É uma responsabilidade grande, pois tudo depende da primeira infância. Nós estudamos muito e estamos sempre nos autoavaliando para melhorar o desenvolvimento das crianças", comentou.

UAPI na educação

A UAPI, com foco serviço da Educação, é uma estratégia de assistência técnica, capacitação, monitoramento, acompanhamento e certificação da melhoria da oferta de serviços e diálogo entre profissionais e famílias para melhor comunicação sobre o desenvolvimento das crianças de até seis anos de idade, atendidas em Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) e Unidades de Educação Infantil.

Alguns dos objetivos da UAPI são incentivar o trabalho intersetorial e integrado entre saúde e educação, fortalecer a aprendizagem das crianças de 0 a 6 anos e melhorar a qualidade do atendimento nas unidades de Educação Infantil. As dimensões avaliadas foram planejamento institucional; multiplicidade de experiências e linguagens; promoção da saúde; cooperação e troca com as famílias; acesso a matrícula e monitoramento da frequência; acompanhamento aos casos de violência infantil e desenvolvimento e aprendizagem das crianças com deficiências.