A Prefeitura de Fortaleza, em virtude da pandemia causada pelo novo coronavírus, continua investindo em ações preventivas e assistenciais no âmbito municipal. Nesta segunda-feira (04/05), o prefeito Roberto Cláudio anunciou, em transmissão ao vivo pelas redes sociais, novas medidas de combate à Covid-19.
Diante da situação epidemiológica registrada na Capital, o Gestor apresentou a expansão de leitos ofertados pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Município. Ainda nesta segunda-feira, a UPA do bairro Bom Jardim será equipada com 10 novas vagas. Paralelamente, ao longo desta semana, as Unidades do Vila Velha e do Edson Queiroz serão contempladas com 10 leitos adicionais cada.
A iniciativa fortalece os esforços já desprendidos pela Prefeitura, que, ao longo das últimas semanas, inaugurou, gradativamente, 140 novos leitos em cinco UPAs de Fortaleza, todos exclusivamente voltados ao tratamento de pacientes acometidos pelo novo coronavírus.
Combate às aglomerações
Visando ao combate às aglomerações ainda existentes, sobretudo no entorno de agências bancárias, 150 servidores municipais foram mobilizados pela Prefeitura de Fortaleza e distribuídos entre 20 agências da Caixa Econômica Federal para conscientizar a população.
“Não podemos transformar a oportunidade do pagamento de benefícios federais em um grave risco de contaminação. Nossas equipes começaram a atuar hoje, a partir das 7 horas da manhã, organizando filas, garantindo o distanciamento mínimo entre as pessoas e distribuindo máscaras e álcool em gel”, informou o Prefeito.
Em reunião convocada pelo Ministérios Públicos Federal e Estadual, além da Defensoria Pública, Roberto Cláudio discutiu estratégias para assegurar mais conscientização, orientação e proteção aos fortalezenses. Na oportunidade, o Gestor solicitou às agências bancárias o envolvimento diante desse fundamental esforço.
“É muito importante que haja a colaboração dos bancos e do Governo Federal em compreender que é necessária uma maior articulação. Durante a reunião, buscamos entender como a Prefeitura pode atuar de forma mais contundente nesse trabalho, que deve ser conjunto”, defendeu.
Nessa perspectiva, a iniciativa deverá ser aprimorada até a próxima quarta-feira (06/05) por meio do isolamento de vias no entorno das agências e da instalação de gradis de ferro. “Vamos organizar as filas das agências da Caixa Econômica na própria via para guardar a distância necessária entre as pessoas. Além disso, solicitamos à Caixa uma triagem para evitar que as pessoas se dirijam às agências desnecessariamente ou em dias errados”, explicou.
Atendimento humanizado e transparente
Durante a transmissão, o Prefeito destacou a atuação da gestão para garantir o atendimento humanizado e transparente nas unidades de saúde de Fortaleza. Para a finalidade, a Prefeitura tem ampliado o serviço de comunicação com os familiares de pacientes acometidos pela Covid-19 que estão sendo assistidos pela rede municipal.
A exemplo da logística desenvolvida no Instituto Dr. José Frota 2 (IJF2) e no hospital de campanha instalado no Estádio Presidente Vargas, as seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Fortaleza irão informar diariamente o quadro clínico de pacientes em tratamento.
“Este é um piloto iniciado hoje. Todo dia, a partir das 16 horas, um profissional de saúde vai se comunicar com o familiar responsável pelo ingresso do paciente no ato da admissão e fornecerá informações clínicas. Além disso, vamos permitir que, das 8 às 10 horas da manhã, os familiares levem objetos de necessidade pessoal dos pacientes, como escovas de dente e de cabelo, entre outros itens”, disse.
Além disso, a partir desta terça-feira (05/05), o Serviço Social deverá reforçar o canal de comunicação. “Estamos nos estruturando para que as informações relacionadas ao fluxo do paciente, como regulações e transferências, sejam garantidas”, acrescentou.
Nova logística nos Postos de Saúde
Em virtude dos diferentes graus de gravidade dos sintomas da Covid-19, a Prefeitura de Fortaleza vem implantando um novo fluxo assistencial para garantir maior rapidez e comodidade aos pacientes da rede municipal.
Em sua fala, Roberto Cláudio voltou a destacar o esforço da gestão em garantir o transporte sanitário necessário à regulação de pacientes entre unidades de saúde. “Continuamos o fluxo para direcionar, voluntariamente, pacientes de baixo risco, com sintomas leves, das UPAs aos Postos de Saúde da Cidade. Assim, desafogaremos as UPAs e garantiremos, nos próprios Postos, assistência mais rápida, humanizada e cômoda”, pontuou.