Na manhã desta terça-feira (7/8), Fortaleza foi palco de diálogo, troca de experiências e debates sobre políticas públicas voltadas à primeira infância. O encontro, realizado na Academia do Professor, integrou a programação do Encontro Nacional da Rede Urban95. Gestores das 65 cidades que compõem a Rede apresentaram iniciativas locais e participaram de atividades conjuntas e dirigidas, fortalecendo o compromisso com o desenvolvimento infantil nas cidades brasileiras.
Claudia Vidigal, representante da Fundação Van Leer no Brasil, comentou sobre as políticas de Fortaleza e reforçou a importância do regime de colaboração entre as cidades para qualificar as políticas públicas de primeira infância.
“As cidades vêm aqui para conhecer os microparques, o currículo de educação infantil, os parques e pátios naturalizados, a parceria com o Unicef e o regime de colaboração entre a Prefeitura e o Estado, que gera frutos para todos. Fortaleza tem muito a ensinar às outras cidades que estão aqui, mas também sempre tem algo a aprender com quem chega trazendo boas ideias, boas iniciativas e, às vezes, boas perguntas.”
“O olhar de fora chacoalha um pouco as políticas já existentes e traz um frescor. É uma oportunidade para Fortaleza crescer, valorizando o que já tem e também perceber onde ainda pode melhorar. É, acima de tudo, uma oportunidade de autoconhecimento para a cidade”, completou Claudia.
Ana Christina Lima, secretária executiva da Educação (SME), também reforçou a importância do encontro. “É muito importante essa integração dos municípios, para que a gente reforce uma rede nacional voltada para esse cuidado, esse olhar diferenciado para a primeira infância. E a Urban95 nos ajuda nisso, faz essa interligação dos municípios. Espero que essa experiência, esse exemplo de Fortaleza, os municípios que estão vindo possam realmente replicar quando voltarem para os seus locais de origem.”
4º Encontro Nacional Urban95
O Encontro da Rede Urban95 reúne gestores representantes das cidades que compõem a Rede e parceiros técnicos de diferentes áreas. É uma oportunidade para aprender com especialistas, trocar experiências entre gestores municipais e conhecer de perto a política de primeira infância desenvolvida na cidade de Fortaleza.
A programação prevê palestras, trocas de experiências e visitas técnicas a espaços urbanos transformados por iniciativas voltadas ao desenvolvimento infantil.
